Destaque

Aos 137 anos, Uberlândia se firma como polo tecnológico e de inovação

Uberlândia – No próximo dia 31 de agosto, Uberlândia completa 137 anos de emancipação política consolidando sua posição como um dos polos de inovação mais relevantes do país. O município tem se tornado referência em tecnologia e empreendedorismo, atraindo investimentos e fortalecendo o ecossistema local.

Levantamento do Uberhub, comunidade de startups e inovação da cidade, aponta que empresas de base tecnológica de Uberlândia movimentaram mais de R$ 5 bilhões em vendas nos últimos cinco anos. Atualmente, o município reúne cerca de 500 negócios voltados ao setor, sendo 266 deles startups — número que coloca Minas Gerais como o segundo estado com maior concentração dessas iniciativas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups.

LEIA: Efeito ChatGPT resgata provas orais e avaliações presenciais no ensino

Em 2025, o protagonismo de Uberlândia nesse cenário foi reconhecido oficialmente. A cidade avançou do nível 4 para o nível 5 no programa “Cidades do Futuro”, iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O resultado a posiciona como a maior cidade a integrar o projeto e a primeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a atingir esse patamar em maturidade de políticas públicas para cidades inteligentes.

Além disso, a cidade terá o primeiro data center de Inteligência Artificial de Minas Gerais, com investimento inicial previsto de R$ 6 bilhões da RT-One.

O projeto promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, com a geração estimada de dois mil empregos permanentes nos três primeiros anos de funcionamento, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.

O empreendimento será instalado em um parque tecnológico com cerca de 245 mil metros quadrados de área construída. A infraestrutura adotará o modelo modular e contará, inicialmente, com 100 megawatts (MW) de energia contratada, podendo chegar a 400 MW – número que o coloca entre os maiores centros de dados da América Latina.

Um aniversário especial

As comemorações pelo aniversário da cidade também ganham espaço na TV Integração com o projeto “Viva Uberlândia”, que exibe motivos que fazem do município um lugar de oportunidades e qualidade de vida. A iniciativa reúne conteúdos em rádio, TV, redes sociais e até uma série de videocasts com quatro episódios sobre empreendedorismo, arquitetura e história, tecnologia, inovação e educação.

A proposta é valorizar as conquistas locais e dar visibilidade a personalidades que fazem parte da história de Uberlândia. A série terá participações de convidados especiais e ainda contará com programação na Rádio Cultura FM e conteúdos exclusivos nos perfis @negociosintegracao, @oquefazeruberlandia e @culturafm951.

Mais do que uma celebração, o aniversário de 137 anos reforça o orgulho em viver em uma cidade que alia tradição e modernidade, mantendo-se como referência em inovação e desenvolvimento.

(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik/Lovephoto)

Pixel Desenvolvimento

Publicado por
Pixel Desenvolvimento
Tags: sindical sinttec

Veja Também

  • Destaque
  • Notícias

Homem tem remissão do HIV seis anos após transplante de células-tronco

Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…

13 horas atrás
  • Destaque
  • TI

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…

14 horas atrás
  • Destaque
  • Notícias

Roblox é bloqueado na Rússia acusado de conteúdo impróprio para crianças

Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…

14 horas atrás