Destaque

5G completa três anos no Brasil com presença em mais de mil cidades

5G – A tecnologia 5G chegou ao terceiro ano de operação no Brasil no domingo (6), consolidando sua presença em mais de mil cidades e alcançando cerca de 47,2 milhões de usuários.

Segundo dados divulgados pela Conexis Brasil Digital, o avanço tem sido impulsionado principalmente pela instalação da rede em municípios com maior densidade populacional, o que já permite que mais de 70% da população brasileira tenha acesso à nova geração de internet móvel.

LEIA: Caixa marca leilão com mais de 2 mil imóveis e até 60% de desconto

O serviço foi inaugurado em Brasília, no dia 6 de julho de 2022. Desde então, São Paulo se destacou como o estado com maior concentração de infraestrutura, com mais de 10,2 mil antenas instaladas em 622 cidades — o equivalente a um quarto do total nacional. Na outra ponta, o Acre possui apenas 169 antenas em cinco municípios.

Pelas regras estabelecidas no edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicado em 2021, as operadoras deveriam implantar a tecnologia em todas as capitais e em cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. Segundo a Conexis, essa meta já foi integralmente superada e as empresas avançaram 60% além do previsto para 2026. Em termos de infraestrutura, já foram instaladas 45.281 antenas — 73% da meta estipulada para 2030.

O 5G se destaca por oferecer velocidades muito superiores ao 4G, além de menor tempo de resposta (latência) e maior capacidade de conectar dispositivos simultaneamente. Essa combinação viabiliza aplicações inovadoras em áreas como a telemedicina, automação industrial, agricultura de precisão e Internet das Coisas (IoT).
Apesar dos avanços técnicos, a ausência de legislação local sobre a instalação de antenas tem dificultado a expansão plena da rede. A chamada Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) ainda não foi regulamentada em muitos municípios. Em abril, apenas 450 cidades haviam atualizado suas legislações, concentrando 85% das estações 5G do país. Nos demais 849 municípios, onde a legislação permanece desatualizada, apenas 15% das antenas estão em operação.

A diferença no atendimento também é evidente quando se analisa a média de habitantes por antena: nas cidades com legislação adequada, cada estação atende cerca de 3.189 pessoas. Já nas localidades sem regras atualizadas, esse número mais que dobra, chegando a 7.031 moradores por antena, o que compromete a qualidade da conexão.

Mesmo com os desafios, o Brasil avança na consolidação do 5G, com infraestrutura em ritmo acelerado e cobertura cada vez mais ampla.

(Com informações de Agência Brasil)
(Reprodução/Freepik/FellowNekocat)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

GPT-5 traz avanços limitados em relação ao GPT-4o, avaliam especialistas

Atualização trouxe melhorias pontuais em codificação e pesquisas, mas especialistas apontam superinteligência segue distante

9 horas atrás
  • Destaque

‘Olimpíada’s de robôs na China tem disputa de boxe, futebol e atletismo

Evento reuniu mais de 280 equipes de 16 países e mostrou avanços e limitações da…

9 horas atrás
  • Destaque

ChatGPT e outras IAs avançam, mas ainda têm alcance limitado no Brasil

Pesquisa do Datafolha descobriu que 57% dos entrevistados não utilizam qualquer IA de geração de…

11 horas atrás