71% dos brasileiros querem o fim da escala 6x1, diz pesquisa
Escala 6×1 – Um levantamento recente da Quaest, sob direção do cientista político Felipe Nunes, revela que 71% dos brasileiros são favoráveis ao encerramento do modelo de jornada 6×1 — que determina seis dias seguidos de trabalho para um único dia de descanso.
O problema é fazer o Congresso abraçar essa pauta. Os parlamentares parecem mais preocupados em ampliar o número de deputados da Câmara dos Deputados e nas disputas com Executivo e Judiciário, como se viu na última semana.
LEIA: Por que o fim da escala 6×1 é importante para você?
Em maio deste ano, os trabalhadores de tecnologia da informação do Paraná protagonizaram uma conquista histórica: o fim da escala 6×1 para a categoria. A vitória se deu a partir da aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que foi negociada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati), em parceria com os sindicatos locais (Sitepd e Sintipar).
Presidente da Fenati, Emerson Morresi ressalta a importância da vitória, que valoriza a peça principal para o crescimento do setor, que é o profissional de TI.
“Alcançamos uma grande vitória para os profissionais de TI do Paraná com o fim da escala 6×1, um tema que está pauta no Brasil inteiro. Também conquistamos um aumento real para a categoria, valorizando os trabalhadores, que são os grandes responsáveis pelo crescimento das empresas”, aponta Morresi, acrescentando que o plano da Fenati é acabar com a escala 6×1 no setor de TI no Brasil todo.
A nova Convenção Coletiva de Trabalho tem validade até 2027, com data-base em 1º de maio, e impacta as empresas de TI do estado. No total, são cerca de 16 mil empresas e 80 mil trabalhadores abrangidos pelo novo acordo, conforme a Fenati.
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) soma-se a mais uma mobilização pela redução da jornada de trabalho, pelo fim da escala 6×1, pela isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e pela taxação dos super-ricos, desta vez por meio do Plebiscito Popular 2025, organizado pelas centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e partidos progressistas.
A votação já está aberta e será realizada nacionalmente até 7 de setembro. Os participantes devem responder às seguintes questões:
Os resultados serão entregues ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal para mostrar aos chefes dos Três Poderes o anseio da população por mais justiça e mais direitos para a classe trabalhadora.
Como participar
Urnas físicas já estão espalhadas por todo o país, mas é possível votar também pela urna virtual.
É importante também COMPARTILHAR esta matéria e chamar mais pessoas para votar!
Movimento sindical se mobiliza
Na manhã desta segunda-feira (14), os presidentes das centrais sindicais realizaram um debate virtual a respeito do Plebiscito Popular e os temas em questão. O presidente do Sindpd e da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, destacou que o sistema tributário faz do Brasil um dos países mais desiguais do mundo, tornando-o um verdadeiro “paraíso” para a minoria mais rica.
“No Brasil, quem vive de salário paga imposto pesado. Já quem ganha milhões com lucros, dividendos, tem grandes patrimônios, paga quase nada ou simplesmente não paga imposto. E isso não é por acaso, é um projeto. O Brasil é um dos poucos países do mundo que não tributa lucros e dividendos, e quando falamos de heranças bilionárias a alíquota aqui é ínfima comparada a países desenvolvidos. O resultado disso é uma concentração de renda imensa, desigualdade e um Estado que vive de pires na mão”, criticou.
Antonio Neto falou ainda como uma tributação mais justa – mexendo com o andar de cima – não é uma questão ideológica, e sim um marco civilizatório, garantindo recursos para financiar a saúde, a educação, a infraestrutura e o desenvolvimento do país. “Quem é contra isso, está defendendo privilégios, não o país”, disse.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/andranik.h90)
Operação atingiu 80 países e expôs dados de praticamente todos os cidadãos americanos, afirmam autoridades…
Levantamento global mostra que mais da metade dos trabalhadores em tecnologia está insatisfeita com salário…
Mais de 20 líderes de tecnologia e negócios confirmaram presença em encontro no Rose Garden…