Aplicativo que bloqueia celular roubado – Nesta terça-feira (19), o governo federal lançou um novo aplicativo que vai agilizar o bloqueio de celulares roubados ou furtados. Trata-se do aplicativo Celular Seguro.
Com ele, vai ser possível bloquear com poucos cliques o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos de banco.
A pessoa tem que fazer o download do aplicativo e se registrar com a conta GOV.BR. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro também vai poder indicar pessoas de confiança, que poderão fazer os bloqueios da linha telefônica nesses casos de roubo ou furto.
LEIA: Prazo da 2ª parcela do 13º termina nesta quarta; saiba seus direitos
Assim que o usuário faz o bloqueio, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel são avisados.
Essa ferramenta vai ficar disponível numa página na internet do Ministério da Justiça e também nas lojas de app da Apple e da Google.
O objetivo é desestimular esse tipo de crime e reduzir as perdas e a dor de cabeça das vítimas. E é uma medida urgente: só em 2022, um milhão de celulares forma roubados no país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, publicou nas redes sociais que, nas próximas semanas, também vai ser possível bloquear SMS e outros aplicativos com o Celular Seguro.
(Fonte: Agência Brasil)
(Foto: Robin Worrall/Unsplash)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…