Aprenda a controlar o estresse – A série voltada à saúde mental no Sindplay ganhou mais um curso nesta semana, desta vez voltado a um problema que afeta mais de 70% dos trabalhadores brasileiros: o estresse. De acordo com uma pesquisa do Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil) de 2023, o Brasil tem a segunda força de trabalho mais estressada do mundo, com o problema atingindo 72% dos trabalhadores. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
“Fatores como o ritmo acelerado do dia a dia, as multitarefas, a pressão por resultados, ambiente de trabalho hostil, conflitos nos relacionamentos tanto pessoais como profissionais, levam as pessoas a uma autocobrança muito grande, gerando um estado de tensão emocional e física que precisa ser gerenciado adequadamente”, explica a pedagoga e professora Maria Auxiliadora Camargo Marques, responsável pelas aulas sobre saúde mental e soft skills no Sindplay.
LEIA: Participe de pesquisa nacional para traçar perfil e desafios da categoria de TI no Brasil
Segundo a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi, nem sempre o estresse é algo negativo, pois é uma resposta natural do organismo. No entanto, é fundamental aprender a distinguir o estresse positivo e o negativo, buscando formas conscientes de gerenciá-lo de maneira eficaz.
Aprender a identificar as causas do estresse e a gerenciá-lo é justamente o foco do curso já disponível no Sindplay. “O estresse é um desafio social que afeta a saúde pública e o desempenho das pessoas no trabalho, entretanto é possível transformar essa energia negativa em força positiva para melhorar nossa qualidade de vida e consequentemente aprimorar nosso desempenho profissional e pessoal”, acrescenta Maria Auxiliadora.
Os objetivos do curso são:
Para o psiquiatra André Bend, o gerenciamento do estresse é uma das maiores habilidades que as pessoas podem desenvolver para uma vida mais saudável.
“O gerenciamento do estresse no cotidiano de nossas vidas é uma das maiores habilidades socioemocionais que podemos estimular que seja desenvolvida, desde criança nas escolas e nos ambientes de trabalho. A busca por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a promoção de práticas de autocuidado e a criação de ambientes de trabalho que valorizem o bem-estar dos funcionários são passos cruciais para combater os níveis excessivos de estresse e suas consequências prejudiciais”, afirma.
Sócios e contribuintes dos sindicatos ligados à Fenati (Sindpd-SP, Sinttec-MG, Sintipar-PR e Sitepd-PR) têm bolsa integral para acessar o Sindplay, que possui cursos em áreas como segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain, tecnologias de moedas digitais, além de saúde mental e soft skills.
Apelidado de “Netflix de TI” pela mídia especializada, o streaming possui quase 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, que contam com material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático.
(Com informações de IstoÉ)
(Foto: Reprodução/Freepik)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…