Astrônomos descobrem halo invisível de matéria escura em Cruz de Einstein
Cruz de Einstein – A Cruz de Einstein é um dos efeitos mais fascinantes do espaço. Quando a luz de uma estrela distante passa por trás de uma galáxia massiva, a gravidade intensa dessa galáxia atua como uma lente cósmica, dobrando a luz e criando a ilusão de quatro pontos brilhantes em forma de cruz ao redor dela, ainda que exista apenas uma estrela.
Recentemente, uma equipe internacional de astrônomos observou um fenômeno ainda mais raro: uma Cruz de Einstein com cinco imagens na galáxia HerS-3. O achado, descrito no site Phys.org, revelou também um gigantesco halo de matéria escura, invisível a olho nu, mas essencial para explicar a formação observada.
LEIA: Estudo revela efeito surpreendente do exercício no cérebro
“Parecia uma cruz, e havia esta imagem dentro. Eu sabia que nunca tinha visto aquilo antes”, relatou Pierre Cox, astrônomo e diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em nota enviada à imprensa.
No início, os cientistas imaginaram que se tratava de uma falha nos dados. Mas a análise mostrou que a quinta imagem só podia ser explicada pela presença de uma quantidade enorme de matéria escura, cuja gravidade influencia a luz das estrelas.
O papel da matéria escura na Cruz de Einstein
A configuração da Cruz de Einstein depende da massa que envolve a galáxia atuando como lente gravitacional. No caso de HerS-3, quatro galáxias são visíveis no sistema, mas não conseguem explicar sozinhas o efeito incomum.
Para reproduzir a formação, os astrônomos precisaram adicionar um componente invisível: um halo massivo de matéria escura. “A única maneira de reproduzir a configuração notável foi adicionar um componente invisível e massivo: um halo de matéria escura no centro do grupo de galáxias. Este halo pesa vários trilhões de vezes a massa do nosso Sol”, afirmou Cox.
Esse efeito de lente gravitacional é considerado uma ferramenta única para investigar tanto as galáxias distantes quanto a natureza da própria matéria escura. “Podemos estudar tanto a galáxia distante quanto a matéria invisível que desvia sua luz”, acrescentou.
Pontos principais sobre a descoberta em HerS-3:
• A forma da cruz depende da massa ao redor da galáxia que funciona como lente.
• Quatro galáxias são visíveis, mas não bastam para explicar a formação.
• Foi identificado um halo de matéria escura com massa de trilhões de sóis.
• O efeito de lente permite estudar tanto a galáxia quanto a matéria escura.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/poppet07)
Workshop NCT 5.0 teve como objetivo capacitar negociadores para transformar ideias em resultados concretos durante…
Programa reduz impostos para o setor e busca diminuir dependência de infraestrutura estrangeira
Medida Provisória transforma a ANPD em autarquia especial, cria 200 cargos efetivos e garante poderes…