Ataques por trojan bancário disparam no Brasil
Trojan Bancário – Os ataques de trojan bancário dispararam 87% nos últimos 12 meses, transformando o país no principal alvo da América Latina nesse tipo de ataque, de acordo com a nova edição do Panorama de Ameaças da Kaspersky, divulgado nesta terça-feira (5). Os dados alarmantes revelam que mais de 1,6 milhões de ataques foram bloqueados no país, o equivalente a quase 5 mil tentativas por dia.
O estudo posiciona como o Brasil como epicentro dos ataques com trojan bancário, com 13 das 18 famílias de malware mais comuns originárias do país. A cada minuto, em média, 3,2 brasileiros são alvos desses ataques, que visam roubar senhas, dados de cartões de créditos e outras informações financeiras.
LEIA: LinkedIn recebe multa bilionária por violação de dados; saiba mais
O Trojan-Banker.Win32.Banbra é o líder do ranking, com 13,71% das infecções. Esse malware utiliza técnicas de keylogging para capturar as teclas digitadas pelas vítimas, permitindo que os criminosos obtenham acesso a senhas e informações bancárias. O Grandoreiro apesar das recentes prisões de seus operadores, continua sendo uma grande ameaça na América Latina, com novas variantes surgindo.
Os trojans bancários se espalham por meio de e-mails com links maliciosos, arquivos infectados e outros métodos de engenharia social. Uma vez dentro do dispositivo da vítima, o malware monitora suas atividades online, capturando dados sensíveis e transmitindo-os aos criminosos.
Como se proteger?
– Desconfie de links e anexos suspeitos
– Crie senhas fortes e únicas
– Instale regularmente as atualizações de segurança do sistema operacional
– Utilize um bom antivírus e outras ferramentas de segurança para proteger seu dispositivo
(Com informações de TecMundo)
(Foto: Reprodução)
Primeiro lote da restituição será pago em 30 de maio, mesmo dia do prazo final…
Dentre 17 novas teses vinculantes, Tribunal definiu que trabalhador pode exigir depósitos do FGTS na…
Após suspender o treinamento de inteligência artificial no Espaço Econômico Europeu em junho, a Meta…