autoridades-investigam-tesla-falha-impede-abertura-portas
Tesla – A Tesla está sendo investigada por autoridades de segurança automotiva dos Estados Unidos devido a possíveis falhas em suas maçanetas eletrônicas, que podem impedir a abertura das portas e colocar motoristas e passageiros em risco. O processo, iniciado na última terça-feira (16), pode levar ao recall de milhares de veículos.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), a apuração se concentra inicialmente em 174.290 unidades do Model Y fabricadas em 2021. Caso os problemas sejam confirmados, o alcance da investigação pode se estender para outros modelos da montadora de Elon Musk.
LEIA: Hacker ataca máquinas de lavar inteligentes e deixa campus sem roupas limpas
O alerta ganhou força após relatos de acidentes nos quais ocupantes ficaram presos dentro dos carros, em alguns casos crianças, devido a falhas elétricas que travaram as portas. Em nove registros analisados, pais relataram não conseguir retirar os filhos do banco traseiro após colisões. A agência destacou que o aprisionamento dentro de veículos é especialmente perigoso em situações de emergência, como quando a cabine está superaquecida.
Embora exista um sistema de abertura manual interno, a NHTSA aponta que nem sempre crianças, idosos ou pessoas com deficiência conseguem utilizá-lo de forma rápida. Do lado de fora, o cenário é ainda mais crítico, já que não há alternativa manual para abrir as portas.
Os investigadores pretendem avaliar o fornecimento de energia para as fechaduras e a confiabilidade das soluções adotadas pela Tesla. A preocupação não se limita aos Estados Unidos: autoridades da China e da União Europeia também analisam possíveis restrições ao uso dessa tecnologia, diante da dificuldade de retirada de passageiros e até mesmo de animais de estimação após colisões.
Além desse caso, a Tesla continua sob escrutínio por outras questões de segurança, incluindo seu sistema de direção autônoma e atualizações de software do piloto automático, que também estão sendo analisados pela NHTSA.
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Powerlightss)
Segundo Organização Mundial do Comércio, tecnologia também pode contribuir para elevar o PIB mundial em…
Pesquisa aponta contraste entre tempo gasto online e carência de interações humanas reais
Medida atinge modelo o RTX Pro 6000D, que não é primeiro chip da Nvidia a…