baratas-espias-ia-militar-armas-alemanha-liderar-europa
Baratas espiãs – A Alemanha está abrindo caminho para uma nova era no setor de defesa, marcada por inteligência artificial, robótica e até insetos ciborgues. Startups como a Swarm Biotactics desenvolvem baratas modificadas com câmeras e sensores, capazes de operar em ambientes de conflito e coletar informações em tempo real — iniciativa que ilustra a guinada tecnológica do país em meio ao atual cenário geopolítico.
Impulsionado pela guerra na Ucrânia e por incertezas sobre o suporte americano à OTAN, o governo alemão intensificou seu plano de rearmamento. O investimento previsto para defesa deve quase triplicar até 2029, alcançando 162 bilhões de euros. Parte desse valor será destinada à integração de empresas emergentes nos processos militares, com leis que facilitam pagamentos antecipados e priorizam fornecedores da União Europeia.
LEIA: Pesquisadores criam ‘robô canibal’ que consome outros androides
A aposta do país em tecnologias disruptivas vai além das baratas espiãs. A startup Helsing desenvolve algoritmos capazes de identificar ameaças em tempo real e já é considerada a mais valiosa do setor na Europa, avaliada em US$ 12 bilhões. Já a ARX Robotics trabalha com robôs terrestres voltados para uso tático.
“O dinheiro agora está disponível. Isso muda tudo”, afirma Marc Wietfeld, CEO da ARX Robotics, destacando a mudança de postura do governo após reunião com o ministro da Defesa.
Mudança cultural pós-2ª Guerra
Essa transformação também sinaliza uma mudança cultural. A Alemanha, historicamente marcada por uma postura pacifista desde a Segunda Guerra Mundial, começa a rever antigas resistências. Desde 2022, o interesse por segurança nacional cresceu, e o governo passou a incluir startups em discussões estratégicas.
“A guerra na Ucrânia mudou tudo”, diz Sven Weizenegger, responsável pelo acelerador de inovação das Forças Armadas alemãs. Segundo ele, o número de propostas tecnológicas recebidas diariamente saltou para até 30 mensagens por dia, apenas em sua rede de contatos.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Divulgação/Swarm Biotactics)
Diferentemente dos atendimentos com psicólogos, médicos ou advogados, conversas íntimas com a IA não estão…
Opal transforma ideias em miniaplicativos a partir de comandos de texto e já está disponível…
Pesquisa analisou informações de mais de 2 milhões de pessoas em 163 países