Notícias

Brasil é o país mais otimista com uso da IA da América Latina

IA da América Latina – O otimismo do Brasil em relação ao uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho é o maior da América Latina. A pesquisa “Inteligência Artificial no mundo corporativo”, realizada pela SAP, revelou que 52% das empresas nacionais tem uma percepção totalmente positiva sobre as ferramentas e 27% têm uma visão favorável, porém com ressalvas.

Já na América Latina os muito otimistas representam 43% dos participantes e os que tem uma visão positiva com reservas somaram 38%. Embora a percepção seja diferente, é generalizada a visão de que a inteligência artificial impactará todos os segmentos, tanto no Brasil (62%) quanto na América Latina (63%).

LEIA: Fintechs querem furar bolha do crédito com novo consignado para CLT

Rogério Ceccato, diretor de pré-vendas da SAP Brasil afirma que “o ano de 2024 foi marcado pela adoção da IA Generativa pelo ‘hype’, o que não significa que resultados importantes não foram alcançados”. Ele complementa. “Contudo, 2025 ficará marcado como o momento em que o recurso será efetivamente empregado em prol das corporações, ampliando os ganhos de eficiência tanto em recursos humanos quanto financeiros a partir da maturidade no entendimento do potencial do recurso e uso da inteligência artificial impactando os processos de negócios”.

De acordo com a pesquisa, 44% das empresas brasileiras já enxergam resultados com a adoção das tecnologias e outros 46% esperam ver os impactos neste ano de 2025, o que corrobora a avaliação dos especialistas. Os que acreditam que verão um resultado em um período mais longo, de 2 a 4 anos, são os 10% restantes. De um modo geral, 62% dos gestores pesquisados pretendem aumentar o investimento em IA com relação ao registrado em 2024.

A busca por melhorar a experiência do cliente (64%) e a produtividade da organização (51%) são os principais motores para adoção de IA. Entretanto, a ordem se inverte quando olhamos os benefícios mais detectados pelas empresas. 67% dos entrevistados apontaram o aumento da produtividade e da eficiência, enquanto 46% das empresas destacaram a melhoria do atendimento ao cliente. As outras vantagens que apareceram no Top 5 são: menor desgaste dos colaboradores (38%); redução de custos (35%); e, melhor gestão de recursos humanos (34%).

Já as soluções implementadas são de IA Generativa, que correspondem a 60%, e de Machine Learning, com 40%. “No momento em que já estamos oferecendo soluções de “AI Agent” (aquela que realiza tarefas complexas com o mínimo de intervenção humana), os números indicam que ainda há um vasto potencial tecnológico a ser explorado pelas organizações”, avalia Ceccato.

Desafios no Brasil

Existem importantes barreiras a serem superadas para adoção de estratégias e tecnologias de IA, apesar dos avanços e potenciais ganhos. A principal delas é a falta de clareza sobre como integrá-las aos processos de negócios e sistemas de gestão (29%). Logo em seguida vem a falta de trabalhadores com a qualificação necessária para lidar com IA (28%). Além disso, de acordo com a pesquisa da SAP, cerca de 22% das empresas não consideram a incorporação de recursos como uma prioridade de negócio.

A resistência organizacional à adoção de IA é outro dado relevante, ocorrendo em cerca 11%, tanto das microempresas quanto das grandes corporações. Já entre as pequenas o número é 20% e nas médias é de 29%. “Os dados chamam atenção já que, claramente, as empresas que melhor se capacitarem para esta transição são aquelas que liderarão o mercado nos próximos anos”, alerta Ceccato. “O cenário captado na pesquisa indica um fortalecimento das microempresas, possivelmente porque já sejam nativas dessa nova era de IA”, avalia.

Em contrapartida, o investimento na capacitação de seus profissionais é adotado por cerca de 62% das empresas. Já outras 35% pretendem fazer isso ainda neste ano de 2025. A opção por buscar pessoas que já tenham experiência em IA é adotada por cerca 54% das corporações, e outras 35% pretendem começar fazer isso ainda este ano.
Nota metodológica

A pesquisa “Inteligência Artificial no mundo corporativo”, da SAP, foi realizada com 1200 tomadores de decisão de empresas de micro (15%), pequeno (37%), médio (24%) e grande porte (23%) no Brasil (25%), México (25%), Argentina (17%), Chile (17%) e Colômbia (17%) durante o último trimestre de 2024.

(Com informações de TiInside)
(Foto: Reprodução/Freepik/Frolopiaton Palm)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque
  • Notícias

Homem tem remissão do HIV seis anos após transplante de células-tronco

Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…

10 horas atrás
  • Destaque
  • TI

Novas regras de IA do WhatsApp colocam Meta sob investigação na União Europeia

Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…

11 horas atrás
  • Destaque
  • Notícias

Roblox é bloqueado na Rússia acusado de conteúdo impróprio para crianças

Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…

11 horas atrás