TI

Brasileiros lançam novo modelo de IA em português feito com apoio do Google

IA – Pesquisadores brasileiros lançaram o GAIA, um novo modelo de inteligência artificial generativa de código aberto, otimizado para o português do Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira (10), durante a 7ª edição do evento Google for Brasil, realizado em São Paulo.

Desenvolvido com o apoio do Google, o GAIA é fruto de uma colaboração entre a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), e as startups Amadeus AI e Nama.

LEIA: IAs fazem ameaças para reter usuários e aumentar lucros

“A gente acredita de verdade que o acesso ao conhecimento é a chave para que o Brasil seja líder nessa nova era da inovação. Pelo nosso grande comprometimento com o país, apoiamos pesquisadores da ABRIA e do CEIA no desenvolvimento de um novo modelo, feito por brasileiros e para o Brasil”, afirmou Mat Velloso, vice-presidente de IA para desenvolvedores do Google Deepmind.

Velloso também destacou o papel do Google Deepmind na criação de inovações como o AlphaFold. O GAIA, por sua vez, foi desenvolvido a partir do Gemma 3, modelo de IA do Google, com a supervisão dos professores Celso Camilo e Sávio Teles.

O modelo já está disponível na plataforma Hugging Face para desenvolvedores, instituições de ensino e pesquisa, além de empresas de diferentes tamanhos. Também foi integrado ao Vertex AI Model Garden do Google Cloud, o que facilita sua implementação em projetos na nuvem.

“O desenvolvimento de um modelo adaptado para o português do Brasil atende à necessidade de soluções que sejam aprimoradas para as nuances linguísticas do país. Espera-se que o GAIA beneficie indústrias e o desenvolvimento de tecnologia nacional, permitindo que organizações brasileiras apliquem IA de acordo com suas necessidades”, afirmou Celso Camilo, professor do CEIA-UFG.

Segundo o Google, o modelo será testado por parceiros estratégicos como o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Unimed Fesp, a BeNext, a BHub e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

(Com informações de Forbes Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Data centers de IA chegam ao Brasil com exigências ambientais e energéticas

Com o avanço de plataformas como o ChatGPT, o setor de data centers voltados à…

1 hora atrás
  • Destaque

Estudo mostra que quase 40% das pessoas não reconhecem IA

Paisagens digitais confundem mais que rostos humanos; média de acertos em teste global ficou em…

2 horas atrás
  • TI

Indústria musical está sob risco com avanço de bandas geradas IA

Especialistas apontam impacto direto da tecnologia na redução de oportunidades para músicos profissionais

3 horas atrás