Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Brasileiros lideram uso de IA no trabalho, mas falta treinamento, aponta estudo

Brasileiros lideram uso de IA no trabalho, mas falta treinamento, aponta estudo

Embora maioria utilize tecnologia no dia a dia, apenas 31% tiveram capacitação formal

IA – Um estudo recente da Read AI revelou que 68% dos profissionais brasileiros já utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) diariamente em seu trabalho. Os dados, divulgados durante o Web Summit Rio, mostram que o país está adotando a tecnologia em um ritmo mais acelerado do que a média global, segundo David Shim, cofundador e CEO da empresa.

Apesar do alto índice de uso, apenas 31% dos trabalhadores receberam treinamento formal de suas empresas, indicando que a maioria aprende a operar as ferramentas por conta própria. “Isso mostra que o país está adotando a IA em um ritmo ainda mais rápido do que o restante do mundo”, afirmou Shim em entrevista à TI Inside.

LEIA: AGU processa Meta por permitir golpes que usam imagens do governo

Aceitação e otimismo

O levantamento destacou ainda que 92% dos profissionais acreditam que a IA pode melhorar sua eficácia no trabalho. Shim citou como exemplo a própria plataforma da Read AI, que mesmo antes de ser disponibilizada em português já era utilizada por brasileiros na versão em inglês para atender clientes internacionais.

Segundo o executivo, a ferramenta atua como um “sistema de registro” para reuniões, armazenando informações importantes que podem ser recuperadas rapidamente. “É como se fosse uma busca no Google, mas focada no que foi discutido nas reuniões”, explicou.

Ele ressaltou, no entanto, que o excesso de encontros improdutivos ainda é um desafio, e a IA pode ajudar a otimizar agendas.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Compartilhe:

Outras publicações