Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

BYD cria sistema de energia com triplo de capacidade de modelo da Tesla

BYD cria sistema de energia com triplo de capacidade de modelo da Tesla

HaoHan tem capacidade de 14,5 MWh – quase três vezes mais que os 5 MWh do Megapack 3, lançado recentemente pela Tesla

BYD – A BYD anunciou o HaoHan, seu mais novo sistema de armazenamento de energia estacionária, que chega ao mercado com capacidade quase três vezes superior à do Tesla Megapack. A novidade coloca a fabricante chinesa como uma concorrente de peso em um setor até agora dominado pela empresa de Elon Musk, segundo informações do portal Electrek.

O lançamento ocorre pouco depois de a Tesla apresentar o Megapack 3, que elevou a capacidade de seus módulos de 3,9 MWh para 5 MWh. A resposta da BYD traz números ainda mais ambiciosos, além de tecnologias voltadas à redução de custos e ao aumento da confiabilidade.

LEIA: Hacking na Web Day terá próxima edição nesta semana

HaoHan: até três vezes mais capacidade que a Tesla

Na configuração padrão, o HaoHan possui 14,5 MWh de capacidade, quase três vezes o valor do Megapack. Já em uma versão compacta, de 20 pés, alcança 10 MWh. A empresa afirma que o sistema atinge o maior índice de aproveitamento do mundo, com Vcts (Volume Ratio of Cell to System) de 52,1%.

O diferencial está na célula proprietária Blade Battery de 2.710 Ah, a maior já utilizada em armazenamento estacionário. Essa tecnologia garante maior densidade de energia e possibilita projetos em gigawatts-hora com cerca de metade da quantidade de sistemas tradicionalmente necessária.

De acordo com a BYD, o resultado é uma redução de 21,7% no custo total dos projetos de energia. Além disso, a fabricante afirma ter diminuído em 70% a taxa de falhas e os gastos com manutenção.

Principais diferenciais do HaoHan da BYD:
• Capacidade de até 14,5 MWh, quase três vezes a do Tesla Megapack;
• Uso da Blade Battery de 2.710 Ah, maior célula aplicada em armazenamento fixo;
• Redução de 70% em falhas do sistema e custos de manutenção;
• Corte de 21,7% nos custos de projetos de grande escala;
• Eficiência em densidade energética, exigindo menos unidades para projetos GWh.

Outras soluções apresentadas pela BYD

Além do HaoHan, a empresa também apresentou o GC Flux, um inversor de rede que opera de 2,5 MW a 10 MW. Segundo a fabricante, ele entrega 38% mais desempenho que a média do setor e oferece densidade de potência 130% superior à concorrência, com picos de eficiência de 99,35%.

Outro destaque foi o GC Master EMS, sistema de gerenciamento que concorre diretamente com o Tesla Autobidder. A solução é voltada para administrar de forma inteligente a capacidade dos novos sistemas, com foco em estabilidade elétrica em redes híbridas e com forte presença de energias renováveis.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Compartilhe:

Outras publicações