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Celular, IA e redes sociais moldam novo comportamento de compra no Brasil

Comportamento de compra – Uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box revelou que 56% dos brasileiros preferem fazer compras online durante a noite ou madrugada, um crescimento de 17 pontos percentuais em relação a 2024. O levantamento, que ouviu 2 mil pessoas, também mostrou que 88% dos consumidores ainda optam pela internet como canal principal para adquirir produtos.

A busca pelo melhor preço continua sendo uma prioridade: 59% dos entrevistados disseram recorrer ao Google para comparar valores. Quando encontram a oferta ideal, a maioria escolhe pagar com cartão de crédito parcelado. De acordo com Mahara Scholz, head de receita da Octadesk, o e-commerce foi impulsionado pela pandemia de covid-19.

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“Durante o período em casa, as pessoas aprenderam a comprar mais online e, mesmo com a volta do presencial, os números continuaram altos”, afirmou. Segundo ela, o aumento das compras em horários noturnos se deve à rotina diária e à tranquilidade desses períodos.

O celular é o dispositivo favorito para compras: oito em cada dez brasileiros fazem suas aquisições por ele. O aparelho também lidera no atendimento ao consumidor, 37% dos entrevistados disseram preferir o WhatsApp para esse tipo de contato.

Inteligência artificial influencia decisões de compra

O uso da inteligência artificial (IA) vem crescendo e impactando tanto lojistas quanto consumidores. Com o aumento das compras fora do horário comercial, ferramentas como chatbots se tornaram essenciais. O levantamento indica que 86% dos consumidores já foram atendidos por IA, embora apenas 22% tenham avaliado a experiência de forma positiva.

Para Scholz, o problema está na má aplicação da tecnologia. “Quando bem executada, o cliente sequer nota que está falando com um robô”, afirma. Mesmo assim, 39% dos entrevistados reconhecem que a IA melhora a experiência de compra, principalmente pela personalização, que influencia diretamente no consumo. Segundo a pesquisa, 26% dos entrevistados já compraram produtos sugeridos pela IA e 42% disseram que estariam mais inclinados a comprar com sua ajuda.

Por outro lado, 46% ainda não se sentem atraídos por essa jornada personalizada, e 23% relatam insegurança ao perceberem que a descrição do produto foi gerada por IA.

Rodrigo Ricco, diretor geral da Octadesk, acredita que a inteligência artificial é um diferencial quando bem utilizada. “O consumidor pode até não confiar plenamente hoje, mas espera ser compreendido e atendido com precisão, seja por humanos ou algoritmos”, afirmou.

O estudo mostra também que o uso da IA não se limita às marcas: 26% dos consumidores disseram utilizar ferramentas como o ChatGPT e o Gemini para fazer pesquisas de preço.

Redes sociais e condições de pagamento impulsionam vendas

O levantamento ainda indica que as redes sociais têm papel relevante nas decisões de compra. O Instagram foi responsável por influenciar 55% dos entrevistados a adquirir algum produto, seguido pelo Facebook (31%) e YouTube (30%).

Outros fatores que motivam a compra incluem frete grátis (72%), prazo de entrega (46%), cupons de desconto (42%) e promoções (60%).

No momento do pagamento, o cartão de crédito parcelado é a forma mais comum, seguido pelo Pix (22%) e pelo pagamento à vista no cartão de crédito (15%).

(Com informações de Forbes Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Julia Stoever

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Julia Stoever
Tags: sindical

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