Destaque

Chorar no trabalho é comum, mas pode ter consequências negativas; veja dicas

Chorar no trabalho – Durante uma avaliação de desempenho difícil, Joana, funcionária de uma empresa, não conteve a emoção e começou a chorar. Seu chefe, sem saber como agir, reagiu de forma desajeitada. A cena levanta uma questão: como reagir diante dessa situação?

Embora ainda haja um consenso de que não se deve chorar no trabalho, os dados mostram que isso é bastante comum. Uma pesquisa recente da empresa de saúde mental Headspace revelou que 48% dos funcionários presenciais e 44% dos híbridos já choraram por causa do trabalho. Entre os que atuam totalmente de forma totalmente remota, o índice sobe para 70%.

LEIA: Segurança do Pix é comprometida por escassez de servidores no Banco Central

Chorar é normal

As razões que levam alguém às lágrimas no ambiente de trabalho são variadas: excesso de demandas, conflitos interpessoais, mudanças organizacionais ou até questões pessoais alheias ao emprego. Seja qual for o motivo, especialistas lembram que chorar é uma resposta emocional saudável e não deve ser reprimida.

No entanto, dentro do ambiente corporativo, as lágrimas costumam causar mais desconforto. Isso porque podem parecer inesperadas e intensas, levantando questionamentos sobre sua sinceridade ou finalidade. Enquanto alguns interpretam o choro como sinal de dedicação ou impacto emocional legítimo, outros podem vê-lo como manipulação, percepção que pode afetar a carreira, principalmente se for recorrente.

O medo de julgamentos faz com que muitos evitem expressar emoções. A cultura organizacional é determinante nesse aspecto: locais de trabalho mais rígidos reforçam o controle emocional, enquanto outros ambientes podem entender como algo normal.

Como lidar com o choro no trabalho

Tanto para quem chora quanto para quem presencia, existem formas de tornar o momento menos constrangedor. Quando o choro ocorre de forma honesta e espontânea, algumas dicas que podem ajudar a lidar com a situação são:

• Respirar fundo e tentar redirecionar os pensamentos;
• Pedir uma pausa para se recompor;
• Explicar, se necessário, a origem das lágrimas para contextualizar;
• Procurar apoio profissional.

Especialistas destacam que, diante da intensidade da vida moderna, é natural que os trabalhadores se sintam sobrecarregados em alguns momentos.

(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque
  • TI

Pesquisa aponta uso crescente de IA para decisões pessoais e alerta para perdas nas relações

Estudo mostra que brasileiros têm delegado tarefas íntimas e decisões cotidianas à inteligência artificial

56 minutos atrás
  • TI

Uso de redes sociais por menores ganha novas restrições em todo o mundo

Com regras pioneiras da Austrália, países como Brasil, Espanha e Reino Unido revisam limites de…

2 horas atrás
  • Notícias

Embraer recebe novo aporte do BNDES para avançar no ‘carro voador’

Investimento reforça etapa decisiva do programa e prepara aeronave para certificação; primeiro voo é previsto…

2 horas atrás