Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Conheça 7 sinais que indicam burnout no fim de ano

Conheça 7 sinais que indicam burnout no fim de ano

Veja como identificar sinais de esgotamento e se cuidar para aproveitar melhor as festas de fim de ano

Burnout no fim de ano – O final do ano é uma época de celebrações, mas também pode ser propenso para o burnout aparecer. Entre compromissos sociais, prazos de trabalho e a pressão das festas, o esgotamento físico e mental pode surgir repentinamente. Reconhecer os sinais e adotar estratégias de autocuidado são essenciais para encerrar 2024 de forma tranquila.

De acordo com o dicionário Merriam-Webster, burnout é a exaustão de força física ou emocional, geralmente causada por estresse ou frustração prolongada. Embora o termo seja mais frequentemente associado ao ambiente de trabalho, o ritmo frenético das festas pode intensificar os sintomas.

LEIA: TST julgará ações sobre pejotização e terceirização

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o termo seja utilizado com cautela, mas é inegável que muitas pessoas tendem a enfrentar exaustão nesse período.

O burnout pode se manifestar de maneiras sutis. Alguns sintomas incluem:
– Cansaço emocional, que pode se expressar como irritação ou apatia
– Insônia
– Problemas digestivos, como intensificação de condições pré-existentes
– Dores de cabeça
– Visão prejudicada
– Névoa mental (dificuldade de concentração)
– Baixa imunidade

Deixar de reconhecer os sintomas do burnout pode resultar em consequências duradouras. A historiadora cultural, autora de livros sobre exaustão e especialista em burnout, Anna Katharina Schaffner destaca que a recuperação pode ser lenta. “Nosso corpo simplesmente diz não”, explica.

“Eles também tendem a ficar traumatizados pelo que permitimos que acontecesse com eles, e podem se recusar a funcionar por um longo tempo depois do evento, simplesmente para nos impedir de voltar a ambientes prejudiciais onde mais coisas ruins podem acontecer.”

Portanto, lembre-se: cuidar de si mesmo é tão importante quanto celebrar o final de ano. Priorize seu bem-estar, assim, você pode aproveitar melhor as festas sem comprometer sua saúde mental e física.

(Com informações de Vogue)
(Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Outras publicações