Conheça os detalhes do novo crédito consignado para trabalhadores CLT
Novo crédito consignado – Nos próximos dias o governo federal planeja lançar uma nova modalidade de crédito consignado voltado para trabalhadores CLT, que se chamará e-consignado. O objetivo é promover o acesso ao crédito mais barato em um contexto de altas taxas de juros no crédito pessoal.
Já o processo de pagamento, ao menos inicialmente, será feito com base em informações da plataforma eSocial, que centraliza a folha de pagamento do trabalhador.
LEIA: Curso de IA supera Medicina na UFG e lidera nota de corte do Sisu
Nessa modalidade, parte do FGTS do trabalhador poderá ser usada como garantia caso haja demissão, sendo 10% do saldo disponível e os 40% da multa rescisória. Porém, os bancos terão liberdade para negociar essa condição.
Após o Carnaval será apresentada uma medida provisória (MP), segundo apuração da CNN. O projeto terá como base quatro eixos:
Cidadãos e governo aliviados
O governo espera que a medida alivie o endividamento dos trabalhadores e tenha um impacto positivo na popularidade do presidente Lula, que tem registrado declínio nos últimos meses. Em fase final, a elaboração do projeto já está sendo discutida há cerca de um ano.
As negociações com as instituições financeiras têm sido intensas, com algumas questões a serem resolvidas. A operacionalização do sistema é uma delas.
O anúncio da MP está planejado para acontecer entre os dias 10 e 14 de março. A ideia é que o presidente Lula participe de um evento oficializando o lançamento do consignado privado e, a partir daí, bancos e instituições financeiras poderão começar a oferecer a nova linha de crédito.
(Com informações de CNN)
(Foto: Reprodução/Freepik/wirestock)
Plataforma, apelidada de “Netflix de TI”, possui mais de 130 cursos disponíveis e é atualizada…
Maior fabricante de microprocessadores dos EUA pretende cortar 24 mil postos de trabalho e reduzir…
Com o avanço de plataformas como o ChatGPT, o setor de data centers voltados à…