Conheça os detalhes do novo crédito consignado para trabalhadores CLT
Novo crédito consignado – Nos próximos dias o governo federal planeja lançar uma nova modalidade de crédito consignado voltado para trabalhadores CLT, que se chamará e-consignado. O objetivo é promover o acesso ao crédito mais barato em um contexto de altas taxas de juros no crédito pessoal.
Já o processo de pagamento, ao menos inicialmente, será feito com base em informações da plataforma eSocial, que centraliza a folha de pagamento do trabalhador.
LEIA: Curso de IA supera Medicina na UFG e lidera nota de corte do Sisu
Nessa modalidade, parte do FGTS do trabalhador poderá ser usada como garantia caso haja demissão, sendo 10% do saldo disponível e os 40% da multa rescisória. Porém, os bancos terão liberdade para negociar essa condição.
Após o Carnaval será apresentada uma medida provisória (MP), segundo apuração da CNN. O projeto terá como base quatro eixos:
Cidadãos e governo aliviados
O governo espera que a medida alivie o endividamento dos trabalhadores e tenha um impacto positivo na popularidade do presidente Lula, que tem registrado declínio nos últimos meses. Em fase final, a elaboração do projeto já está sendo discutida há cerca de um ano.
As negociações com as instituições financeiras têm sido intensas, com algumas questões a serem resolvidas. A operacionalização do sistema é uma delas.
O anúncio da MP está planejado para acontecer entre os dias 10 e 14 de março. A ideia é que o presidente Lula participe de um evento oficializando o lançamento do consignado privado e, a partir daí, bancos e instituições financeiras poderão começar a oferecer a nova linha de crédito.
(Com informações de CNN)
(Foto: Reprodução/Freepik/wirestock)
Com expansão do setor e promessa de altos salários, novo curso teve concorrência maior que…
Estudo mostrou que empresas que exigem trabalho totalmente presencial crescem menos que as adotam modelos…
Pesquisa da BBC analisou respostas geradas pelo ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity considerando precisão, imparcialidade…