Saúde Mental e Trabalho – Já está disponível no Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de TI – o curso “Saúde Mental e Trabalho” para os alunos da plataforma. O treinamento é ministrado por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay. Sócios e contribuintes do sindicato têm bolsa integral de acesso à ferramenta. (Conheça o Sindplay aqui)
O objetivo do curso é promover conscientização sobre os transtornos psicológicos que podem acometer as pessoas como ansiedade, depressão e burnout no ambiente de trabalho a partir da identificação de fatores estressantes. “A forma como reagimos aos desafios cotidianos faz diferença no desenvolvimento desses transtornos e é isso que vamos trazer”, afirma Maria Auxiliadora. A ideia é apresentar direcionamentos para as empresas e para os funcionários para o enfrentamento dos problemas que podem surgir no nosso dia a dia.
LEIA: Gastos globais com TI devem crescer quase 10% em 2024
Atualmente, os transtornos mentais relacionados ao trabalho surgem como a terceira maior causa de afastamento do trabalho, evidenciando uma epidemia silenciosa que assola a força de trabalho brasileira. Entre eles, o mais comum é a ansiedade, mas casos de depressão e de burnout em função em trabalho têm crescido exponencialmente. “Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante”, explica a pedagoga.
“A ansiedade é um estado emocional caracterizado por preocupação, medo e apreensão em relação a eventos futuros, incertos ou ameaçadores. Muitas pessoas experimentam ansiedade em algum momento de suas vidas, e é uma resposta natural a situações estressantes. No entanto, a ansiedade excessiva e persistente pode ser prejudicial à saúde mental e ao bem-estar.”, acrescenta.
O Sindplay possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.
Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui mais de 70 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 80 mil.
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…