Notícias

Dataprev demite 92 funcionários sob críticas e mobilização sindical

Dataprev – A Dataprev, empresa pública responsável pelo processamento de dados de políticas sociais do governo federal, anunciou na sexta-feira, 17 de abril, a demissão de 92 funcionários. Segundo comunicado enviado a entidades sindicais, a medida seria compensada pela contratação de 122 novos profissionais.

A justificativa apresentada pela empresa é a necessidade de renovação do quadro de pessoal com foco em profissionais mais técnicos e alinhados aos Pilares Tecnológicos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que incluem ampliação da capacidade operacional, consolidação de tecnologias estratégicas e fomento à inovação e interoperabilidade.

LEIA: Governo lança novo programa com gratificação a funcionários para reduzir fila do INSS

Ainda de acordo com a estatal, a decisão visa reduzir o número de empregados no cargo de Assistente de Tecnologia da Informação para abrir espaço à contratação de Analistas de TI e de Processamento, cargos que exigem nível superior. A Dataprev argumenta que essa reestruturação garante que as atribuições dos assistentes permaneçam compatíveis com a função.

Além da atualização técnica, a empresa alega que a medida deve contribuir para redução das despesas com pessoal, que ao final de 2024 representaram mais de 44% da receita operacional líquida. As demissões, que equivalem a 2,9% da força de trabalho, também seriam um passo rumo à maior autonomia na gestão de pessoas, conforme previsto no artigo 5º da Resolução CGPAR.

Críticas

Apesar das explicações, a decisão gerou forte reação entre empregados e entidades representativas. A Associação Nacional dos Empregos da Dataprev (Aned) divulgou nota oficial em que “repudia veementemente as demissões”. A entidade afirmou que “essas ações afetam não apenas aqueles diretamente envolvidos, mas também a todos os demais empregados.”

No mesmo comunicado, a Aned argumenta que “a atitude da direção da empresa vai na contramão dos esforços da sociedade e do Governo de enfrentamento do desemprego, de recuperação da renda e da efetividade das políticas sociais públicas em favor dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica que os trabalhadores da Dataprev tanto se empenham e se orgulham da entrega de resultados, como demonstrado reiteradamente nas diversas pesquisas de clima organizacional”.

A associação ainda critica a gestão atual: “se na análise que levou a esta lista de dispensa não foi apontada falha gerencial, que inclui a alta direção, para a melhoria da produtividade e entrega de resultados, somos levados a crer que foi mais cômodo penalizar mais uma vez o lado mais fraco. A obrigatoriedade de marcação de presença nada mais é que evidência de gestão de pessoas pela catraca, do que por resultados. Quem faz diagnóstico errado, usa remédio errado.”

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: Destaque sindical

Veja Também

  • Notícias

Rotatividade no trabalho bate recorde no Brasil, impulsionada pela geração Z

Mais de um terço dos trabalhadores formais trocaram de emprego em um ano; índice é…

1 hora atrás
  • Notícias

Mercado aponta declínio do dólar em projeções para o futuro próximo

O Goldman Sachs prevê que o dólar pode cair para 1,20 por euro e 135…

4 horas atrás
  • Notícias

Governo lança novo programa com gratificação a funcionários para reduzir fila do INSS

Ano de 2024 foi encerrado com mais de 2 milhões de pedidos ao INSS aguardando…

6 dias atrás