Conheça o Sindplay – Você já conhece o Sindplay? Em agosto de 2023, a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) lançou o streaming de formação e qualificação para profissionais de TI, plataforma que já virou um caso de sucesso na área, com mais de 15 mil alunos cadastrados. O evento de lançamento foi realizado em São Paulo e contou com a presença de representantes de mais de 100 empresas do setor. (Conheça o Sindplay aqui)
Pesquisas mostram que há uma demanda crescente de cerca de 160 mil profissionais de TI por ano no Brasil, enquanto o país forma apenas 53 mil novos trabalhadores. Especialistas do setor apontam que, caso não haja uma mudança, a tendência é que essa diferença entre demanda e oferta de mão-de-obra qualificada cresça. É justamente nesse vácuo que o Sindplay nasce, com o objetivo de contribuir com o setor que mais cresce no Brasil. Toda semana, um novo curso é lançado, sempre de olho nas novas tendências do mercado de TI.
LEIA: 36% das empresas de TI projetam novas contratações no 2° trimestre
“Pensamos em algo moderno e com a cara da categoria. Assim como fomos pioneiros na conquista de direitos como a redução da jornada e a PLR, agora inovamos nos serviços aos associados e ao setor de TI”, defende Emerson Morresi, presidente da Feittinf e idealizador do projeto.
Os cursos possuem material de apoio e têm emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. A plataforma foi criada em colaboração com a Academia Forense Digital (AFD). Diretor da AFD, Marcelo Nagy relembra a primeira vez que se discutiu a ideia, em uma conversa que teve com Morresi. Vale lembrar que sócios e contribuintes dos sindicatos ligados à federação sindical (Sindpd-SP, Sinttec-MG, Sintipar-PR e SitePD-PR) têm bolsa integral de acesso à ferramenta.
“Tudo isso começou durante uma conversa que tivemos sobre a necessidade de investir em educação e o que poderíamos fazer para contribuir nesse sentido. Como dizia meu pai, tudo começa com educação. Eu venho da periferia e a educação transformou minha vida. Fui o primeiro da minha família a ter graduação, a ter pós-graduação. Agora os trabalhadores da nossa área podem usar essa ferramenta para se qualificar e crescer profissionalmente”, disse.
O streaming – apelidado pela mídia especializada de “Netflix do TI” – já possui mais de 70 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 80 mil. O Sindplay possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas. Estão previstos também outros cursos voltados para a transição energética, modelo ESG, diversidade no setor e objetivos para o desenvolvimento sustentável, os chamados ODSs.
A possibilidade de capacitar o profissional que já faz parte do quadro de funcionários da empresa é um fator que pode gerar economia nas contas da companhia que busca trabalhadores com maior qualificação. Ao mesmo tempo, profissionais de TI têm no Sindplay uma ferramenta para se qualificar cada vez mais e seguir avançando em suas carreiras.
(Foto: Reprodução)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…