Reuniões com OLTs e conselho de representantes devem pautar ação nacional contra projeto que retira direitos dos servidores públicos
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 – que propõe a renegociação das dívidas dos governos estaduais e do Distrito Federal com a União em troca de enormes prejuízos aos servidores públicos – foi debatido durante a reunião da diretoria do Sindpd, realizada nesta segunda-feira, 4.
Para o presidente do Sindpd, Antonio Neto, o PLP 257 afeta diretamente a categoria, uma vez que trabalhadores de companhias como Prodesp, Prodam, Dataprev, Serpro, Cobra, entre outras, terão seus empregos e direitos ameaçados. “O que temos de mais sagrado são os trabalhadores destas estatais; os trabalhadores de TI, que serão afetados com essa medida. Temos de orientá-los nesta luta”, disse Neto.
O projeto enviado para o Congresso Nacional pelo Executivo Federal, no último dia 22 de março, estabelece como metas para o refinanciamento da dívida:
Enviado em forma de urgência constitucional – medida que estabelece prazo de votação de 45 dias para a Câmara e mais 45 para o Senado, o PLP faz parte do pacote das medidas de ajustes fiscais do governo, com o objetivo de retirar recursos das empresas públicas para o pagamento dos juros da dívida pública.
Atuação
Entre os dias 28 a 30 de março foi realizado o 1º Seminário de Pauta das Estatais Federais, em São Paulo, realizado pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf), com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que veio para consolidar o papel da Federação na defesa das estatais e seus funcionários. “Foi uma experiência vitoriosa, e estamos avançando na representação das empresas públicas”, afirmou Neto. Durante o evento, os representantes das estatais classificaram como ponto central da luta o combate ao ajuste fiscal e à política recessiva imposta pelo governo federal às empresas públicas por meio do PLP 257.
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…