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Em um ano, brasileiros perderam 3,5 bilhões com golpes em compras online

Em um ano, brasileiros perderam 3,5 bilhões com golpes em compras online

De acordo com levantamento, os golpes mais frequentes foram anúncios falsos, invasão de conta, falso pagamento e coleta de dados

Compras online – No último ano, consumidores brasileiros tiveram prejuízo de R$ 3,5 bilhões com golpes em compras pela internet. É o que demonstra pesquisa realizada pela OLX, que analisou cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

De acordo com o levantamento, as técnicas de fraude mais comuns foram falso pagamento (46% dos golpes), invasão de conta (28%), anúncio falso (15%) e coleta de dados (10%).

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Já os produtos mais comuns utilizados para a aplicação de golpes foram celulares, que representam 27% dos crimes, seguidos por videogames (18%), carros, vans e utilitários (14%), computadores (8%) e motos (6%).

Como evitar os golpes

Falso pagamento: também conhecido como golpe da “compra aprovada”, nele o golpista gera um falso comprovante de pagamento, que é enviado via e-mail ou aplicativo de mensagem ao vendedor. A vítima então acredita que recebeu o valor referente à compra e garante a entrega da mercadoria. Quando ela se dá conta, o criminoso já está com o produto em mãos.

Para evitar cair nesse tipo golpe, os especialistas orientam que o vendedor só libere a venda após a confirmação do depósito na própria conta bancária, não apenas por comprovantes enviados pelo comprador. Outro cuidado importante é que a conversa com o cliente seja mantida nas plataformas de compra e venda, evitando aplicativos de mensagens.

Invasão de conta: os golpistas se conseguem dados como logins e senhas e invadem, por exemplo, contas de redes sociais de pessoas idôneas. A partir daí, é comum a divulgação de anúncios falsos e a cobrança de pagamentos adiantados por produtos que não existem.

A dica para não ficar vulnerável a esse tipo de golpe é não repetir senhas em diferentes sites e usar combinações fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais. Ficar atento a alertas de tentativa de login na conta e mudar a senha regularmente também são boas estratégias.

Anúncio falso: consiste na anunciação de um produto ou serviço que não existe. Após a vítima fazer o pagamento, o criminoso deixa de responder mensagens e, até mesmo, apaga os próprios dados.

Atenção é a principal defesa contra esse tipo de golpe. Sempre desconfiar de preços muito abaixo da média mercado e de entregas facilitadas demais são bons costumes a serem adotados contra esse tipo de golpe. Além disso, ao receber ofertas, fique atento ao domínio do e-mail e sempre verifique no site e aplicativo da empresa.

Roubo de dados: aqui o objetivo é coletar dados sensíveis dos usuários. As ferramentas utilizadas são anúncios falsos e solicitações de preenchimento de formulários, que visam a coleta de informações pessoais, como conta bancária e CPF. Mais uma vez a atenção é a melhor ferramenta de proteção. Verifique se a página da empresa ou da recrutadora de empregos – ferramentas comumente utilizadas para golpes – são reais e oficiais.

(Com informações de O Globo)

(Foto: Reprodução/Freepik)

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