Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Embraer firma acordo para entregar 50 aeronaves elétricas até 2027

Embraer firma acordo para entregar 50 aeronaves elétricas até 2027

Movido por motor elétrico, eVTOL terá autonomia estimada em 100 quilômetros e capacidade para transportar até quatro passageiros

Embraer – A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, firmou um acordo com a Revo, operadora de mobilidade aérea urbana (UAM) sediada em São Paulo, e sua controladora, a Omni Helicopters International, que prevê a compra de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), com investimento total de US$ 250 milhões, cerca de R$ 1,35 bilhão.

O acordo estabelece que a primeira entrega das aeronaves elétricas deve ocorrer até o quarto trimestre de 2027, com a Revo sendo a pioneira na operação dos eVTOLs no Brasil. O acordo também inclui uma plataforma de serviços integrados, com suporte completo para entrada em operação e pós-venda. A proposta é impulsionar a construção de um ecossistema robusto e sustentável de mobilidade aérea urbana no país.

LEIA: Uso de IA no trabalho por brasileiros supera média global, mas preparo é falho

Atualmente, a Revo possui mais de 400 helicópteros registrados e realiza cerca de 2 mil decolagens e pousos diários em São Paulo. A empresa oferece serviços de transporte terrestre e aéreo, conectando pontos da cidade por meio de voos regulares de helicóptero. Um dos trajetos mais conhecidos é o que liga a Zona Sul de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), rota que pode durar até 3 horas por via terrestre, mas que é reduzida a cerca de 10 minutos com o transporte aéreo.

A nova aeronave da Embraer, apresentado pela Eve durante o 45º Farnborough Airshow no Reino Unido, foi descrita como a mais vendida do mercado, mesmo sem ter sido lançada oficialmente. O modelo tem design ‘lift & cruise’, com oito hélices dedicadas ao voo vertical e uma hélice traseira adicional para propulsão. Movido por motor elétrico, o eVTOL terá autonomia estimada em 100 quilômetros e capacidade para transportar até quatro passageiros, além do piloto. A tecnologia está sendo produzida e testada no Brasil e também nos Estados Unidos.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/REUTERS/Roosevelt Cassio/Agência Brasil)

Compartilhe:

Outras publicações