Whatsapp – O WhatsApp anunciou nesta semana um novo pacote de ferramentas com inteligência artificial para facilitar o atendimento online de empresas. As novidades foram apresentadas durante o evento Meta Conversations, realizado nos Estados Unidos, e demonstradas pela primeira vez a grandes companhias.
O principal objetivo é tornar a comunicação entre empresas e consumidores mais fluida e natural, mantendo a privacidade como prioridade. Entre os novos recursos, destaca-se a possibilidade de chamadas de voz feitas por empresas diretamente pelo WhatsApp.
LEIA: Correios inauguram e-commerce oferecendo mais de 500 mil produtos
No entanto, as ligações só poderão ser realizadas mediante autorização prévia do usuário. A solicitação aparecerá no próprio chat, e o consumidor poderá escolher se aceita a ligação, quais horários prefere para o contato ou se deseja manter a conversa apenas por texto.
Outras funcionalidades incluem:
– IA personalizada para recomendações de produtos em tempo real via chat;
– Acesso a informações básicas do consumidor durante chamadas, para agilizar o atendimento;
– Envio de áudios por empresas com suporte à transcrição automática em texto.
Para reforçar a segurança, as chamadas feitas por empresas contarão com um selo de verificação, indicando que a ligação foi autenticada pelo sistema do WhatsApp.
Essas novidades estão sendo lançadas em parceria com 60 empresas integradas à WhatsApp Business Platform (BSP), a versão corporativa do mensageiro. Entre os nomes estão Airtel, Blip, Twilio e Zenvia.
Navegador embutido no WhatsApp
Além das melhorias no atendimento empresarial, o WhatsApp também anunciou que ganhará um navegador interno, semelhante ao já existente no Instagram.
A ferramenta permitirá que links recebidos sejam abertos diretamente dentro do aplicativo, sem a necessidade de redirecionamento para navegadores externos. Ainda não há previsão de lançamento para o recurso.
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/thanyakij-12)