Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Esboço de Leonardo Da Vinci inspira novo design de drones modernos

Esboço de Leonardo Da Vinci inspira novo design de drones modernos

Pesquisadores se basearam em hélices espiraladas desenhadas por Da Vinci para criar drones mais silenciosos

Drones – Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, encontraram inspiração em um esboço de Leonardo da Vinci do século XV para desenvolver drones que produzem menos ruído. A invenção, conhecida como “parafuso aéreo”, consistia em uma hélice em formato de espiral, feita originalmente com juncos, linho e arame, e deveria ser girada por quatro homens em uma plataforma central.

Da Vinci acreditava que o movimento de rotação dessa hélice criaria força de sustentação suficiente para permitir o voo. Séculos depois, cientistas recorreram ao desenho para pensar em soluções tecnológicas que pudessem tornar os drones mais silenciosos.

LEIA: Vítimas de tráfico humano são exploradas em ‘fábricas’ de golpes digitais, alerta Interpol

Os pesquisadores recriaram o projeto em 3D com base nos desenhos originais e simularam o comportamento do ar em torno do rotor enquanto o drone pairava. Os testes demonstraram que o design espiralado espalha os redemoinhos de ar que se formam nas pontas das hélices, reduzindo o zumbido característico desses aparelhos.

Segundo os cientistas, o novo formato mostrou ser menos eficiente em termos de aerodinâmica, mas pode ser útil em situações em que o silêncio é mais importante do que a velocidade. A expectativa é que a tecnologia seja aplicada em drones usados para entregas urbanas, fotografia aérea e missões de resgate, reduzindo o incômodo para quem vive nas áreas sobrevoadas.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/ArthurHidden)

Compartilhe:

Outras publicações