EUA interrompe emissão de vistos para brasileiros e dezenas de países
EUA – O Departamento de Estado dos Estados Unidos decidiu suspender, por tempo indeterminado, o processamento de solicitações de vistos para o Brasil e outros 74 países. A informação foi divulgada pela Fox News, que afirma que a medida entra em vigor a partir da próxima quarta-feira (21).
De acordo com o veículo norte-americano, a decisão tem como foco candidatos considerados mais propensos a se tornarem um gasto público para o país. Em declaração à Fox News, um porta-voz do Departamento de Estado afirmou que a pasta utilizará sua autoridade de longa data para tornar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um fardo financeiro para os Estados Unidos.
LEIA: 90 anos do salário mínimo: lei organizou relações de trabalho
Um memorando obtido pelo portal indica que o Departamento de Estado promoverá uma revisão nos procedimentos de processamento de imigração. Durante esse período de análise, funcionários consulares foram orientados a aplicar de forma rigorosa a legislação vigente e a negar pedidos de visto sempre que houver indícios de inelegibilidade.
A lista completa dos países afetados pela suspensão ainda não foi divulgada oficialmente. No entanto, além do Brasil, a Fox News cita nações como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito e Tailândia entre os países incluídos na medida.
Também não há, até o momento, informações detalhadas sobre quais categorias de vistos serão impactadas. Ainda assim, os funcionários consulares receberam orientação para negar solicitações de candidatos que provavelmente dependeriam de benefícios públicos, considerando fatores como estado de saúde, idade, domínio da língua inglesa, situação financeira e necessidade de cuidados médicos de longo prazo.
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)
Campanha usa múltiplas camadas de ofuscação e ferramentas nativas do sistema para driblar soluções de…
Especialistas alertam para armadilhas típicas das férias e indicam como usar o celular para se…
Iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é executada pela Rede Nacional…