Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

falha-cloudflare-interrupcao-sites-apps-mundo-todo

Falha na Cloudflare causa interrupção em sites e apps no mundo todo

Queda no provedor de nuvem afetou o acesso a plataformas populares na manhã desta terça-feira (18)

Cloudflare – A manhã desta terça-feira (18) foi marcada por uma ampla instabilidade em serviços online após uma falha na Cloudflare, um dos maiores provedores de distribuição de conteúdo em nuvem. A instabilidade começou por volta das 8h50 (horário de Brasília) e afetou diretamente o funcionamento de sites e aplicativos como X (Twitter), ChatGPT e Canva.

O Down Detector, plataforma usada para monitorar quedas de serviços, também apresentou falhas e chegou a ficar parcialmente inacessível durante o pico do problema. Quando voltou a funcionar, ainda que de forma limitada, mostrava aumento nas reclamações relacionadas à AWS.

LEIA: Erupção solar extrema atinge a Terra de raspão e muda de direção

Usuários do X relataram dificuldades para atualizar o feed, que exibia a mensagem “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página”. Já no ChatGPT, um aviso orientava o desbloqueio de uma ferramenta vinculada à Cloudflare, indicando que a origem da falha estava ligada à infraestrutura da empresa.

Outros serviços, como o Canva, também registraram instabilidade que pode estar relacionada ao mesmo incidente. Aliás, os sites da Fenati e dos seus sindicatos integrados também foram afetados e ficaram fora do ar durante a manhã desta terça.

Cloudflare reconhece falha

O site oficial de status da Cloudflare confirmou o problema e informou que estava investigando uma falha que comprometia clientes globalmente. Em atualização publicada por volta das 9h, a empresa relatou erros generalizados do tipo 500, além de falhas em seu painel de controle e API.

“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve”, informou a companhia.

A empresa segue monitorando a situação enquanto os serviços começam gradualmente a se restabelecer.

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Tiko33)

Compartilhe:

Outras publicações