Destaque

Arrogância? Falta de saudação no trabalho tem explicações diversas

Saudação no trabalho – O ato de cumprimentar alguém, seja por meio de palavras ou gestos, é um componente essencial das interações sociais. Essa ação simboliza o reconhecimento da presença do outro e, no campo da psicologia, é interpretada como uma forma de iniciar o contato de maneira educada e respeitosa. Além de promover a conexão entre indivíduos, contribui para uma comunicação mais fluida.

Apesar disso, especialmente no ambiente corporativo, é comum que esse hábito seja negligenciado. Há profissionais que, mesmo dividindo o mesmo espaço físico, optam por evitar qualquer tipo de interação. Embora a ausência de um simples “bom dia” possa causar estranhamento, psicólogos apontam que isso pode refletir não apenas aspectos da personalidade, mas também relações de poder ou inseguranças pessoais.

LEIA: Recorde: nasce bebê de embrião congelado por mais de 30 anos

Uma pesquisa divulgada na Personality and Social Psychology Bulletin (Revista de Personalidade e Psicologia Social, em tradução livre) revela que indivíduos com uma percepção elevada de si mesmos tendem a participar menos das interações cotidianas. No entanto, esse comportamento aparentemente banal pode esconder causas mais complexas, como quadros de ansiedade social ou conflitos emocionais internos.

Nem sempre é arrogância

Muitas vezes, a falta de iniciativa para cumprimentar colegas não está ligada à prepotência. Há quem evite interações por receio de ser julgado. O psicólogo Sergi Rufi, da Universidade de Barcelona, explica que pessoas com transtorno de ansiedade social sentem um medo exagerado de críticas ou rejeição, o que as leva, muitas vezes sem perceber, a se afastar dos demais.

Rufi observa ainda que, quando alguém com esse transtorno se arrisca a fazer uma saudação e não recebe resposta, o cérebro tende a interpretar a situação como uma ameaça. Para enfrentar esse tipo de desconforto, a recomendação é apostar na exposição gradual: começar por contatos breves com pessoas próximas e, aos poucos, expandir o círculo de interação para fortalecer a autoconfiança.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Sindicatos de TI

Aumento real e VR maior: conheça a pauta do Sinttec para a CCT 2026/2027

Documento será debatido e aberto para votação dos trabalhadores em assembleia virtual na próxima segunda-feira…

3 dias atrás
  • Destaque

Brasil melhora posição em ranking global de competitividade digital

Relatório indica evolução em tecnologia, conhecimento e preparo para desafios do futuro

3 dias atrás
  • Destaque

Senhas ‘fortes’ aparecem em megavazamento de dados de 2025

Maior atualização já feita pelo site Have I Been Pwned inclui 625 milhões de senhas…

3 dias atrás