Negociação coletiva – A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) segue avançando e investindo em seu maior ativo: as pessoas.
Como parte dessa estratégia, a Fenati atuou como uma das entidades apoiadoras do Workshop NCT 5.0 – Negociador de Resultado, realizado em São Paulo, neste mês de setembro. O evento, focado em negociação coletiva trabalhista, teve todas as suas vagas esgotadas e reuniu profissionais e lideranças sindicais para capacitação e discussão de estratégias do segmento.
LEIA: Procurador do Trabalho debate combate a práticas antissindicais na Fenati
Idealizado pelos professores Jefferson Rodrigues, procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), e Alexsandro Santos, advogado especialista em Direito Coletivo do Trabalho e dirigente sindical, o workshop teve como objetivo central capacitar negociadores para transformar ideias em resultados concretos nas mesas de negociação.
Para o presidente da Fenati, Emerson Morresi, iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento do movimento sindical.
“Apoiar a capacitação contínua de nossos diretores, advogados e funcionários não é um gasto, mas um investimento estratégico. São eles na linha de frente, defendendo os interesses dos trabalhadores de TI. Quanto mais preparados estiverem, melhores e mais sólidos serão os acordos coletivos que conquistarem, gerando benefícios reais para toda a categoria”, declarou Morresi.
A programação contou com a participação de palestrantes de notório saber na área jurídica e trabalhista, incluindo o Desembargador Davi Meirelles; o médico e especialista Dr. Ronaldo Stuqui; e o advogado Luiz Gustavo Branco. A interação entre os convidados e o público promoveu a troca de experiências e a discussão de estratégias consideradas essenciais para a prática sindical.
A mensagem central do evento, sintetizada na fala de um de seus organizadores, foi a de que “é preciso parar para estudar, aprender e fortalecer a negociação coletiva trabalhista”, reforçando a capacitação como um pilar para acordos mais benéficos e eficazes.
Além da Fenati, o workshop recebeu apoio de outras entidades representativas, como a SECOM, o SAESP SP, o SINDTRAN BAURU, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e Região, o SINDECH-SUL, o STI Químicos e o SINDOSASCO, evidenciando a natureza coletiva da iniciativa.
A participação no NCT 5.0 reforça o compromisso da Fenati com a qualificação de suas bases e representantes, entendendo a educação sindical como um instrumento fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor de tecnologia.
Ao final do evento, a federação recebeu uma placa comemorativa pela participação e apoio ao workshop, recebida pelo diretor sindical Paulo César de Almeida, que também atua como Secretário de Saúde e Assuntos Profissionais da Fenati.
Programa reduz impostos para o setor e busca diminuir dependência de infraestrutura estrangeira
Medida Provisória transforma a ANPD em autarquia especial, cria 200 cargos efetivos e garante poderes…
Observação em HerS-3 revela rara formação com cinco imagens e ajuda a entender como a…