Fenati lança quadro ‘Mulher na TI, conte sua história’; participe!
Mulher na TI – No Mês da Mulher, a Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação), em parceria com os seus sindicatos filiados, lança o quadro ‘Mulher na TI, conte sua história’. O objetivo é conhecer melhor e compartilhar as histórias das trabalhadoras de Tecnologia da Informação que queiram contar como ingressaram no mercado de TI.
Queremos saber quais foram as dificuldades, os desafios (pessoais e coletivos) e quais são as expectativas das mulheres na carreira de TI. Para participar e ter sua trajetória contada, envie sua história para o email: pauta@sindpd.org.br.
Ainda que a presença feminina tenha aumentado na área de TI nos últimos anos, a falta de representatividade e equidade de salários ainda é um desafio. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelam que apesar das mulheres representarem 52,5% da população, apenas 20% dos trabalhadores de TI são mulheres.
De acordo com o relatório ‘Women in Tech’ (2024), 40% das profissionais de TI no mundo têm, em média, 20 anos. Já os cargos de liderança e supervisão são ocupados por 37% de mulheres com faixa etária entre 40 e 49 anos.
Ainda segundo o relatório, os desafios para as mulheres no setor de TI são grandes. 50,8% das mil mulheres entrevistadas relataram que sofreram sexismo no trabalho, número semelhante ao levantamento de anos anteriores. 49,1% disseram que se sentem pressionadas a escolher entre a família e a carreira. No entanto, 76% delas sentem-se capacitadas para ocupar cargos de chefia e liderança.
Sindplay
A capacitação é uma das formas de promover inclusão no mercado de TI, pensando nisso, o Sindpd oferece bolsas integrais de acessos a cursos de qualificação profissional para contribuintes e associadas através da plataforma Sindplay. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
A ferramenta possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.
Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o Sindplay oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático dos cursos. A plataforma já possui mais de 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado avaliado em mais de R$ 100 mil.
Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…
Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…
Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…