TI

Fenati lança pesquisa para traçar perfil da categoria de TI e orientar atuação de sindicatos

Perfil da categoria de TI – A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) iniciou, nesta quinta-feira (24), uma pesquisa nacional com o objetivo de entender o perfil da categoria e avaliar a percepção dos trabalhadores em relação à atuação dos sindicatos que os representam. Com um total de 2.400 entrevistas online e margem de erro de 2 pontos percentuais, os resultados serão divulgados no próximo mês.

Participe da pesquisa e responda o questionário clicando aqui!

O questionário abrange diversos temas, como o perfil social dos profissionais de TI, as modalidades de contratação, o impacto do home office e a relação entre trabalhadores e sindicatos. A pesquisa é vista como uma ferramenta fundamental para orientar a atuação dos sindicatos filiados à Fenati, especialmente nas negociações coletivas, nas atividades voltadas aos trabalhadores e nas campanhas de comunicação.

A expectativa é que os dados coletados ajudem a identificar áreas de melhoria na relação entre os trabalhadores e os sindicatos, além de apontar a necessidade de combate à precarização das relações de trabalho e ao descumprimento da Convenções Coletivas de Trabalho, de acordo com as particularidades de cada estado.

LEIA: Conheça a história da primeira mulher a se formar em IA no Brasil

Os resultados obtidos com o estudo devem subsidiar novas estratégias sindicais, garantindo que as demandas dos trabalhadores em TI sejam tratadas com maior eficiência e transparência. Presidente da Fenati, Emerson Morresi destaca a importância da iniciativa.

“Essa pesquisa será crucial para entendermos melhor as demandas da categoria e ajustarmos nossa atuação sindical. É uma oportunidade para fortalecermos a relação entre trabalhadores e sindicatos, especialmente num cenário de constantes mudanças no setor de TI.”

Vini

Publicado por
Vini
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

GPT-5 traz avanços limitados em relação ao GPT-4o, avaliam especialistas

Atualização trouxe melhorias pontuais em codificação e pesquisas, mas especialistas apontam superinteligência segue distante

7 horas atrás
  • Destaque

‘Olimpíada’s de robôs na China tem disputa de boxe, futebol e atletismo

Evento reuniu mais de 280 equipes de 16 países e mostrou avanços e limitações da…

7 horas atrás
  • Destaque

ChatGPT e outras IAs avançam, mas ainda têm alcance limitado no Brasil

Pesquisa do Datafolha descobriu que 57% dos entrevistados não utilizam qualquer IA de geração de…

9 horas atrás