fintechs-lancam-pix-internacional-eua-brasileiros
Fintechs – Em meio à guerra comercial travada por Donald Trump contra o Brasil — usando o Pix como uma das justificativas —, a fintech gaúcha PagBrasil e a americana Verifone anunciaram uma nova solução que promete facilitar a vida dos turistas brasileiros nos Estados Unidos.
Batizado de Pix International, o serviço permitirá que consumidores do Brasil façam pagamentos com o sistema instantâneo diretamente no varejo americano. O recurso poderá ser ativado pelos lojistas por meio da API da Verifone, sem restrições quanto ao hardware ou à plataforma de pagamento utilizada.
LEIA: Semana de 4 dias melhora saúde e desempenho de trabalhadores, aponta estudo
Para ganhar tração, no entanto, a novidade depende da adesão dos comerciantes locais. Por isso, as empresas apostam em cidades com alta presença de turistas brasileiros, como Nova York, Miami e Orlando. Outro foco é o público que planeja visitar os Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026.
“É um divisor de águas para varejistas americanos em destinos turísticos importantes como a Flórida e Nova York”, afirmou, em comunicado, Madhu Vasu, da área de gestão global de produtos da Verifone. Segundo ele, cerca de 1,9 milhão de turistas brasileiros gastam US$ 4,1 bilhões por ano nos EUA.
Economia no bolso
Além da conveniência, a solução também promete economia. De acordo com Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, o Pix International permite que o consumidor pague diretamente em reais, evitando as taxas de conversão aplicadas nas compras internacionais com cartão de crédito.
“A colaboração não apenas amplia a presença global do Pix, como também oferece aos lojistas nos EUA uma forma poderosa de capturar os gastos de milhões de turistas brasileiros”, explicou Germer.
As transações realizadas por meio da solução terão custo aproximado de 2%, sem taxas adicionais.
Antes dos Estados Unidos, o Pix International já havia sido lançado pela PagBrasil em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Espanha, Portugal, Holanda e China.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
Caixa deve distribuir quase R$ 13 bilhões em lucros do FGTS este ano; valor representa…
Mensagens enviadas por WhatsApp cobram taxas inexistentes e levantam suspeitas de vazamento de dados pessoais
Levantamento aponta que 71,2% dos usuários de internet acessaram instituições financeiras online; uso do Pix…