Destaque

Físico brasileiro é premiado por relevância global em ciência e tecnologia

Ciência e tecnologia – O físico brasileiro Luiz Davidovich, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi anunciado como o vencedor do Prêmio TWAS Apex 2025.

A distinção, concedida pela Academia Mundial de Ciências – instituição vinculada à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, é uma das mais relevantes do cenário internacional e reconhece cientistas que impulsionam avanços globais em ciência e tecnologia.

LEIA: Deepfakes com famosos expõem falhas diante do avanço da IA

Reconhecido mundialmente por seus estudos sobre os efeitos do ambiente em sistemas quânticos, Davidovich ressaltou a força da ciência como elemento de transformação social e diplomática.

“Eu fico muito honrado com esse prêmio que recebi da Academia Mundial de Ciências, que eu considero que é uma entidade muito importante para o mundo, porque ela agrega cientistas de todo o mundo como da China, da Índia, da África e da América Latina. Essa entidade promove a cooperação entre esses cientistas, as conversas entre esses cientistas, muitas vezes de países que têm problemas, que estão em guerra. A ciência fura esses muros de preconceito, de guerra.”

Ciência quântica no cotidiano

Davidovich também destacou que o reconhecimento fortalece a relevância da física quântica, presente em múltiplos aspectos da vida moderna.

“Essa área está presente em nosso cotidiano. Ela está por trás de computadores, de painéis solares, smartphones, ferramentas médicas – como lasers e máquinas de ressonância magnética –, materiais avançados, está por trás do GPS e mesmo na agricultura de precisão. Tudo isso usa a física quântica, usa a mecânica quântica. Então esse é um ano de celebração.”

A cerimônia de premiação ocorrerá durante a 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências, programada para o Rio de Janeiro entre 29 de setembro e 2 de outubro.

O encontro, organizado em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências, terá como tema “Construindo um futuro sustentável: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento global”.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Fernando Frazão)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

ChatGPT vai chamar polícia para evitar suicídio de adolescentes, diz OpenAI

Empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental para aumentar a…

11 minutos atrás
  • Destaque

Partido japonês aposta em IA para liderar após derrota nas urnas

Legenda “Caminho para o Renascimento” busca se reinventar após fracasso eleitoral e aposta em tecnologia…

32 minutos atrás
  • Destaque

IA desenvolvida na USP ganha prêmio internacional por proteção de dados

Modelo de linguagem garante privacidade de informações sigilosas e pode ser usado em computadores comuns,…

2 horas atrás