Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Golpistas simulam problema em assinatura da Netflix para fazer cobrança falsa

Golpistas simulam problema em assinatura da Netflix para fazer cobrança falsa

Criminosos enviam mensagens alegando falhas no pagamento e pedem que vítimas renovem assinatura utilizando o Pix

Cobrança falsa – Um novo golpe tem usado a marca da Netflix como isca para enganar assinantes da plataforma de streaming. A fraude, que pode resultar no roubo de informações pessoais e prejuízo financeiro, foi detalhada pela empresa de cibersegurança ESET na sexta-feira (4).

Os golpistas se passam por representantes da empresa e notificam as vítimas sobre um suposto problema no pagamento da assinatura, alegando que o serviço foi cancelado. Em seguida, induzem o usuário a quitar a falsa dívida via Pix para retomar o acesso à plataforma.

LEIA: PF usa nova tecnologia contra drones na Cúpula do BRICS

Como funciona o golpe?

A armadilha começa com o envio de um e-mail ao assinante, comunicando uma pendência na conta e oferecendo orientações para “regularizar” a situação. O usuário é então convidado a clicar em um botão chamado “Reiniciar Assinatura”, que redireciona para um site falso, com um endereço bastante parecido com o da plataforma oficial.

No site fraudulento, são exibidas diversas opções de planos da Netflix, acompanhadas de uma contagem regressiva para pressionar a vítima a agir rapidamente. Ao clicar em qualquer plano, abre-se um formulário pedindo dados pessoais e oferecendo o Pix como meio de pagamento.

Se o usuário escolher essa opção, um QR Code é gerado, vinculado a uma conta bancária registrada em nome de uma assessoria jurídica, segundo o relatório da ESET. Após a transferência, o dinheiro e as informações são entregues aos golpistas — e a assinatura da Netflix da vítima segue inalterada.

De acordo com o especialista em segurança Daniel Barbosa, os golpistas utilizam a técnica conhecida como typosquatting — que consiste em criar domínios falsos com alterações mínimas nos endereços, como letras trocadas ou adicionais, para enganar usuários desatentos.

Outro ponto destacado por Barbosa é o uso de contas do ProtonMail para enviar os e-mails fraudulentos. O ProtonMail é conhecido por sua criptografia forte e foco na privacidade. Ao utilizá-lo, os criminosos dão uma aparência mais confiável à mensagem e, ao mesmo tempo, dificultam o rastreamento de sua origem.

O que fazer se receber um e-mail falso da Netflix?

Caso receba uma mensagem em nome da Netflix, desconfie de imediato. Verifique o endereço de e-mail do remetente e fique atento a conteúdos com tom de urgência e instruções para clicar em links.

Evite acessar links enviados sem solicitação e sempre confira com atenção o domínio do site. Também é importante revisar os dados de pagamento antes de qualquer transação e utilizar ferramentas de segurança atualizadas em seu dispositivo.

Se estiver em dúvida, entre em contato diretamente com a Netflix pelos canais oficiais e confirme se há qualquer irregularidade na sua assinatura.

“É muito importante que as pessoas estejam atentas a sinais como tom de urgência exagerado, erros gramaticais em e-mails ou sites e, principalmente, realizem uma análise cuidadosa da URL antes de inserir qualquer dado pessoal ou realizar pagamentos”, alertou Barbosa, em comunicado.

(Com informações de Tec Mundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Compartilhe:

Outras publicações