Saque-aniversário do FGTS – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou à Casa Civil uma proposta com o intuito de proporcionar aos trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a oportunidade de resgatar o saldo remanescente de suas contas.
O objetivo é corrigir uma distorção que o governo considera injusta em relação aos trabalhadores, que, na visão do atual governo, estariam sendo prejudicados.
LEIA: Veja cargos e salários que estarão em alta no mercado de TI em 2024
Nas regras atuais, os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário têm a permissão de retirar anualmente uma parte de seus fundos do FGTS no mês de seu aniversário. Em caso de demissão, os trabalhadores só têm direito à multa rescisória.
A proposta do MTE visa conceder aos trabalhadores que escolheram o saque-aniversário a opção de sacar o saldo integral de suas contas, não ficando limitados à multa rescisória.
A proposta ainda será analisada pelo presidente Lula (PT) antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional.
Entenda o saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que concede aos trabalhadores, com contas ativas e inativas, a retirada de um valor pré-determinado, todos os anos, no mês do seu aniversário.
A modalidade permite que o funcionário faça um saque de parte do seu saldo de FGTS para utilizar da forma como preferir, sendo necessária a solicitação e cadastro para a transferência do valor para a conta corrente.
Essa opção surgiu a partir de 2020, proporcionando saques anuais proporcionais ao saldo total de cada FGTS, visando apoiar a saúde financeira do trabalhador e injetar dinheiro na economia brasileira. A Lei nº 13.932/19 estabelece o saque-aniversário, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
O trabalhador que optar pela antecipação do saque-aniversário fica impedido de sacar o saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa, conforme previsto nas leis trabalhistas. Todo trabalhador brasileiro com saldo em conta no FGTS, ativo ou inativo, tem o direito de escolher o saque-aniversário, mediante solicitação de adesão à modalidade no aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Saque uma vez por ano
O saque-aniversário é uma opção oferecida aos trabalhadores com saldo no FGTS, permitindo o saque parcial uma vez ao ano, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do colaborador.
A adesão deve ser feita até o último dia do mês de aniversário; caso seja perdida, a solicitação só poderá ser feita no ano seguinte.
O calendário de pagamento do saque-aniversário em 2023 é divulgado anualmente, especificando os prazos de pagamento para cada mês de aniversário, até o último dia do seguinte mês.
(Fonte: Rede Jornal Contábil)
(Reprodução)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…