Governo do RJ anuncia compra de 80 sistemas antidrones
Sistemas antidrones – O Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro (GSI-RJ) realizou nesta segunda-feira (26) um pregão eletrônico para a compra de 80 sistemas de neutralização de aeronaves não tripuladas, conhecidos como antidrone. O aporte, de quase R$ 27 milhões, vai garantir equipamentos para a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
A ação pretende reforçar a segurança institucional do estado e resguardar locais considerados sensíveis contra o uso criminoso de drones, sobretudo em unidades do sistema prisional.
LEIA: Golpistas usam programa CPF na Nota para enganar vítimas; saiba identificar
“A aquisição dos sistemas antidrone faz parte do investimento que estamos fazendo num grande pacote de tecnologia. Já são mais de R$ 4,5 bilhões investidos em câmeras corporais, de reconhecimento facial, leitura de placas, drones e outros equipamentos de ponta que são grandes aliados da segurança pública”, afirmou o governador Cláudio Castro, em nota.
Segundo o governo do estado, a iniciativa surge diante do avanço do uso de drones em práticas ilícitas. Entre as ocorrências registradas estão a vigilância clandestina, o transporte de armas, drogas e celulares para presídios, ataques contra agentes de segurança e até a possibilidade de lançamento de explosivos.
Os dispositivos contam com tecnologia de bloqueio de sinais por radiofrequência (Jammer), que permite detectar, rastrear e neutralizar drones que representem ameaça à ordem pública e à integridade de operações.
O governo estadual afirma que o uso dos sistemas antidrones trará vantagens como:
• evitar a entrada de itens proibidos em unidades penitenciárias;
• aumentar a segurança de autoridades e da população em eventos e operações;
• reduzir riscos de colisões e danos provocados por drones não autorizados;
• coibir atividades ilegais como contrabando, espionagem e ações terroristas.
(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/gar1984)
Nova norma libera uso de computação em nuvem para informações reservadas e secretas, desde que…
Apesar de criança ter tido conversa inocente com chatbot, relato viral do pai trouxe debate…
Com mais de 300 mil vagas abertas, empresas do setor têm adotado modelos flexíveis de…