Destaque

Honda entra na corrida espacial com foguete que dá ré

Honda – A Honda, segunda maior fabricante de automóveis do Japão, concluiu com êxito o teste de um foguete experimental reutilizável, conforme anunciado em comunicado oficial. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua atuação para além do setor automotivo e desenvolver as capacidades técnicas necessárias para realizar um lançamento suborbital até 2029. O teste foi conduzido na ilha de Hokkaido, localizada ao norte do país.

“O teste foi totalmente bem-sucedido, marcando a primeira vez que a Honda pousou um foguete após atingir uma altitude de quase 300 metros”, afirmou a empresa em um comunicado.

LEIA: Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Com seis metros de altura, o protótipo retornou ao solo com precisão, pousando a apenas 37 centímetros do ponto previsto após um voo que durou 11 minutos.

De acordo com o comunicado, o mercado de lançamentos de satélites deve crescer consideravelmente nos próximos anos, impulsionado pela criação de “um sistema de dados no espaço sideral”, segundo avaliação da própria montadora.

“A Honda optou por assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, aproveitando a tecnologia da Honda acumulada por meio do desenvolvimento de diversos produtos e sistemas autônomos”, explicou.

A empresa também projeta que, no futuro, esses foguetes poderão ser empregados no lançamento de equipamentos de comunicação via satélite e na coleta de dados sobre o meio ambiente, incluindo o monitoramento de fenômenos como o aquecimento global.

Na mesma direção, a JAXA, agência espacial do Japão, também busca se consolidar no mercado de lançamentos de satélites, apostando no uso do H3 — foguete que, ao contrário do da Honda, não é reutilizável — para atingir esse objetivo.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

China libera envio de chips para o Brasil e reduz tensão na indústria automotiva

Disputa entre China e Holanda por fábrica de semicondutores havia causado suspensão de envio de…

12 horas atrás
  • Notícias

Intel processa ex-funcionário que teria levado quase 18 mil arquivos

Companhia acusa engenheiro de espionagem industrial e pede indenização milionária após o sumiço de documentos…

13 horas atrás
  • Destaque

Malwares com IA já existem e geram novos códigos durante ataques

Softwares recorrem a modelos de linguagem como o Gemini e o Hugging Face para reescrever…

14 horas atrás