Paint – A Microsoft começou a liberar o Restyle, uma nova ferramenta de inteligência artificial integrada ao Paint no Windows 11. O recurso permite aplicar estilos artísticos a imagens de forma simples e chega inicialmente aos participantes do programa Windows Insider.
Presente na versão 1.2509.441.0 do aplicativo, o Restyle aparece no menu do Copilot e oferece uma variedade de estilos predefinidos, entre eles, a transformação de uma foto comum em uma ilustração inspirada na estética Pop Art.
LEIA: IA brasileira vai traduzir dados complexos do SUS em respostas simples
De acordo com a Microsoft, o objetivo do novo recurso é facilitar transformações artísticas complexas sem exigir conhecimento técnico em design ou o uso de programas de terceiros. O acesso é feito diretamente pelo menu Copilot, localizado na barra de ferramentas principal do Paint.
Como usar o Restyle:
1. Abra uma imagem no Paint;
2. Clique em Copilot e selecione Restyle;
3. Escolha um estilo artístico predefinido na barra lateral;
4. Clique em Gerar.
A empresa não esclareceu se o processamento de IA ocorre localmente (on-device) ou via nuvem. Após a geração da imagem, o Paint permite copiar o resultado para a área de transferência, adicioná-lo à área de trabalho ou salvá-lo como um novo arquivo.
Disponibilidade gradual
A atualização está sendo distribuída de forma escalonada. Nesta primeira fase, apenas os membros do programa Windows Insider terão acesso ao Restyle, mais especificamente, aqueles que utilizam os canais Canary, Dev e Beta, que variam em estabilidade e frequência de atualização.
Esse modelo de liberação permite que a Microsoft colete feedback e corrija eventuais problemas antes do lançamento em larga escala para todos os usuários do Windows 11.
Além de participar de um dos canais Insider e possuir a versão correta do Paint, é necessário estar logado com uma conta Microsoft para ativar o recurso.
A empresa também confirmou que o Restyle chegará aos PCs Copilot+ com processadores Snapdragon, que possuem Unidades de Processamento Neural (NPUs) avançadas. Em contrapartida, o recurso, assim como outras funções baseadas em IA, não será disponibilizado para o Windows 10, cujo suporte foi encerrado em 14 de outubro.
(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik)