Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Meta anuncia projeto de cabo submarino passando pelo Brasil

Meta anuncia projeto de cabo submarino passando pelo Brasil

Empresa diz que objetivo é melhorar a conectividade e cabo deve passar por cinco continentes

Cabo submarino – A Meta, big tech que controla Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou um projeto apelidado de “Waterworth” que prevê a instalação de um cabeamento submarino de 50 mil quilômetros, conectando cinco continentes, passando pelo Brasil. O objetivo, segundo a empresa, é melhorar a capacidade e a confiabilidade do transporte de dados digitais.

Considerado o projeto mais ambicioso da gigante de tecnologia, o projeto de cabo submarino deverá fornecer “uma conectividade de alto nível” aos Estados Unidos, Índia, Brasil, África do Sul “e outras regiões”, informou a Meta por meio de nota publicada na sexta (14). De acordo com a nota, o projeto contará com um “investimento plurianual de vários bilhões de dólares”.

LEIA: Primeira formada em IA no Brasil recebe ofertas de até R$ 25 mil

Os cabos submarinos são infraestruturas críticas e representam quase a totalidade das comunicações digitais no mundo.

Atualmente, pouco mais de 450 tubulações estão instaladas ao redor do mundo e possuem extensão de “1,2 milhão de quilômetros”, aponta um relatório de 2024 do grupo de estudos Center for Strategic and International Studies (CSIS).

De grande importância geopolítica, a infraestrutura de cabos que existe atualmente sofre danos regularmente, seja por âncoras de navios ou devido a fenômenos naturais como terremotos e tsunamis. Além disso, podem ser alvo de espionagem ou sabotagem.

O novo cabeamento tem relação com o avanço da tecnologia na área de inteligência artificial (IA), que deve exigir cada vez mais recursos e capacidades de tráfego digital global.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/natanaelginting)

Compartilhe:

Outras publicações