Mais da metade das empresas pretende focar em modernização tecnológica
Modernização – Estudo aponta que 55% das companhias estão colocando a modernização tecnológica e a inteligência artificial no centro de suas estratégias, deixando em segundo plano metas tradicionais como o corte de gastos. Os dados são de levantamento conduzido pelo Everest Group com mais de 450 executivos de diferentes segmentos e regiões do mundo, divulgados pela Concentrix Corporation.
Segundo a pesquisa, o ambiente corporativo passa por uma reconfiguração, em que empresas adotam posturas mais proativas voltadas à transformação digital inteligente. A inovação guiada por IA, a reinvenção da jornada do cliente e a atualização das infraestruturas tecnológicas ganham protagonismo, especialmente em setores como finanças, seguros, saúde e tecnologia, que lideram a adoção de modelos operacionais integrando pessoas e inteligência artificial.
LEIA: Justiça estabelece regras para uso de IA por servidores da segurança pública
As projeções de investimento até 2027 confirmam essa inflexão estratégica. No caso da IA generativa, a expectativa é de que os aportes passem de 13% para 24%, sinalizando que a tecnologia está cada vez mais associada à inovação e ao ganho de eficiência.
Apesar de 40% das empresas ainda considerarem a redução de custos uma prioridade, a maioria enxerga a inteligência artificial como uma aliada da força de trabalho: 72% dos respondentes afirmaram que o uso de IA generativa tende a ampliar as funções existentes, e não substituí-las. O foco crescente está em analytics, inovação tecnológica e, sobretudo, na experiência do cliente, que se tornou a maior prioridade para 54% dos executivos entrevistados.
Na escolha de parceiros estratégicos, os líderes corporativos valorizam fornecedores capazes de entregar transformação de ponta a ponta, integrando soluções aos sistemas atuais e seguindo as melhores práticas do setor. Os critérios mais relevantes para essa seleção incluem a escalabilidade de soluções centradas no cliente, o alinhamento à governança e um histórico de entrega com riscos reduzidos.
Segundo David Rickard, sócio do Everest Group, “as empresas estão priorizando modelos de execução que reduzam riscos e acelerem o retorno sobre investimento, e fornecedores com abordagem integrada e alinhada aos objetivos de negócio tendem a ocupar posições de destaque no mercado”.
Para Chris Caldwell, CEO da Concentrix, “os dados reforçam a posição da empresa como parceira estratégica para iniciativas de transformação inteligente”. Ele ainda ressaltou que os investimentos da companhia em tecnologia de ponta, conhecimento especializado e soluções integradas são diferenciais essenciais para apoiar os clientes na liderança de seus setores.
(Com informações Ti Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)
Transplante foi realizado para tratamento de leucemia, mas fez com que infecção com HIV entrasse…
Bloco europeu avalia impor medidas provisórias que podem suspender temporariamente políticas de IA da Meta…
Órgão regulador afirmou que plataforma norte-americana dissemina matérias que podem “prejudicar o desenvolvimento espiritual e…