Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Ministério da Gestão convoca 177 analistas de TI aprovados no CPNU

Ministério da Gestão convoca 177 analistas de TI aprovados no CPNU

Matrículas para os cursos preparatórios obrigatórios começam nesta terça-feira (13) e devem ser feitas on-line pela Enap

CPNU – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou mais 254 candidatos aprovados e classificados na lista de espera do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) para matrícula nos cursos de formação. A maior parte das vagas é destinada ao cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI), que concentra 177 das convocações anunciadas.

As matrículas estarão abertas a partir desta terça-feira (13), no site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), mesma data prevista para a publicação do edital no Diário Oficial da União. A nova chamada contempla vagas que não foram preenchidas após a segunda convocação, realizada em novembro, incluindo vagas remanescentes e adicionais.

LEIA: Déficit de profissionais de TI expõe desafios do setor no Brasil

Além dos analistas de TI, também foram convocados candidatos aos cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista de Infraestrutura (AIE), Analista de Comércio Exterior (ACE) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Os cursos de formação são obrigatórios para o provimento das vagas e seguem a ordem de classificação, as preferências indicadas no momento da inscrição e as manifestações de interesse dos candidatos em permanecer na lista de espera em 2025. De acordo com as regras do CPNU, ao aceitar um curso de formação, o candidato é automaticamente excluído das listas de espera de cargos menos preferidos, embora ainda possa ser convocado posteriormente para opções mais bem posicionadas em sua ordem de preferência, caso haja avanço das listas.

A distribuição das convocações ficou definida da seguinte forma: 177 vagas para Analista em Tecnologia da Informação (ATI), 62 para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), seis para Analista de Infraestrutura (AIE), cinco para Analista de Comércio Exterior (ACE) e cinco para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A lista nominal dos convocados será divulgada no Diário Oficial da União e no portal oficial do CPNU.

A matrícula deverá ser realizada on-line, de 13 de janeiro às 23h59 de 20 de janeiro. A confirmação dentro do prazo é condição obrigatória para participação nas aulas. O edital trará a relação de documentos exigidos, como identificação, foto, dados bancários e comprovantes específicos para candidatos com deficiência, gestantes, servidores federais e pessoas em situações de saúde excepcionais.

Os cursos serão presenciais, em Brasília, e terão carga horária que varia de 380 a 580 horas, conforme a carreira. O curso de EPPGG terá 580 horas; o de ACE, 380 horas; enquanto ATI, ATPS e AIE terão 440 horas de formação.

Durante o período do curso, os participantes poderão receber auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração inicial do cargo, sujeito aos descontos legais. O benefício não será pago a servidores federais que optarem por manter a remuneração de origem, e os valores recebidos deverão ser devolvidos em caso de abandono do curso.

As formações seguirão o regulamento aprovado pela Portaria Enap nº 70, de novembro de 2025, que estabelece normas sobre frequência, avaliações, conduta, penalidades e condições específicas para lactantes e candidatos com saúde debilitada. Cada candidato poderá participar de apenas um curso de formação.

O MGI também informou que atualizou as listas de vagas remanescentes e adicionais dos blocos de nível superior do CPNU 1. A medida busca ajustar a ocupação das vagas disponíveis e garantir a consistência das listas de classificação, conforme as regras do concurso.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Compartilhe:

Outras publicações