Notícias

Movimento quer livrar as redes sociais da influência de bilionários; saiba

Redes sociais – Celebridades e defensores da tecnologia estão unindo forças para apoiar a Free Our Feeds, iniciativa que tem como objetivo criar redes sociais livres do controle de grandes corporações ou bilionários. A proposta busca arrecadar US$ 30 milhões (cerca de R$ 182 milhões em três anos para o desenvolvimento de um ecossistema social independente, ancorado no protocolo aberto da Bluesky, o AT Protocol.

A Free Our Feeds visa criar uma fundação de interesse público e uma infraestrutura autônoma, garantindo acesso a conteúdos e dados postados na plataforma para usuários, desenvolvedores e pesquisadores. A ideia é construir uma governança colaborativa, onde as redes sociais não sejam propriedade de indivíduos ou empresas privadas.

LEIA: Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda novas regras

Criada como um projeto de pesquisa por Jack Dorsey, ex-CEO do antigo Twitter, a Bluesky tornou-se independente em 2021 e já atraiu milhões de investimentos. Com o AT Protocol, a plataforma se diferencia por promover interoperabilidade entre aplicativos sociais, incentivando uma web mais aberta e conectada.

Apesar dos avanços da Bluesky, a iniciativa alerta que redes sociais administradas no interesse público não devem ser governadas exclusivamente por empresas privadas. A iniciativa defende que a tecnologia da rede pode pavimentar um novo caminho para o futuro das plataformas digitais, tornando-as livres de interferências de bilionários ou grandes corporações.

O projeto será liderado por nove “guardiões”, incluído Nabiha Syed e Mark Surman, da Mozilla Foundation, que supervisionarão as decisões estratégicas. Esse modelo reflete a tendência crescente de descentralização, como observado na Mastodon, plataforma que recentemente anunciou sua transição para uma organização sem fins lucrativos.

A Free Our Feeds ganhou força após a aquisição do antigo Twitter por Elon Musk e as mudanças controversas feitas por Mark Zuckerberg na Meta. Esses eventos trouxeram à tona os riscos associados à centralização das mídias sociais, reforçando a necessidade de alternativas mais democráticas.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Notícias

Governo lança novo programa com gratificação a funcionários para reduzir fila do INSS

Ano de 2024 foi encerrado com mais de 2 milhões de pedidos ao INSS aguardando…

2 dias atrás
  • TI

Big techs compraram uma empresa a cada 11 dias nos últimos cinco anos, aponta relatório

Relatório do centro holandês SOMO expõe tática de dominação de mercado por parte de gigantes…

2 dias atrás
  • Notícias

Meta enfrenta julgamento que pode custar Instagram e WhatsApp; entenda

Empresa é acusada de manter monopólio de redes sociais devido as aquisições do Instagram e…

3 dias atrás