Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

notebooklm-nova-funcao--resume-textos-em-videos

NotebookLM tem nova função que resume textos em vídeos com slides narrados

Novo recurso, chamado de Video Overviews, faz vídeos resumindo o conteúdo de arquivos em PDF e outros formatos

NotebookLM – O Google está ampliando as funcionalidades do NotebookLM, sua ferramenta de inteligência artificial voltada à organização e compreensão de conteúdos. A principal novidade é que, além dos resumos em texto e áudio, o sistema agora também é capaz de gerar resumos em vídeo, mais especificamente, apresentações com slides narrados.

O novo recurso, chamado de Video Overviews, foi anunciado em maio durante o evento I/O 2025, mas começou a ser liberado apenas recentemente. A proposta é transformar o material de estudo em vídeos visuais e dinâmicos, que podem incluir imagens, gráficos, ilustrações, citações e outros elementos visuais.

LEIA: Sindplay: o maior streaming de TI do Brasil

Para usar a novidade, o usuário precisa enviar os materiais que servirão de base – como PDFs, imagens ou anotações – para sua conta no NotebookLM. Depois, basta selecionar os conteúdos desejados e acessar a aba Studio, localizada à direita da tela, onde agora está concentrada a função de criação de resumos, incluindo a nova opção de vídeo.

O sistema também permite personalização: é possível digitar instruções para direcionar a criação do conteúdo audiovisual. O usuário pode indicar tópicos específicos, descrever o público-alvo, seus objetivos de aprendizagem ou até mesmo o nível de conhecimento prévio sobre o assunto. Desde perguntas simples como “não sei nada sobre este tópico” até comandos mais específicos como “já sou especialista em X, concentre-se em Z” são compreendidos pela IA.

Por enquanto, a funcionalidade de vídeos está disponível apenas para quem utiliza o NotebookLM em inglês. O Google, no entanto, planeja expandir o suporte para outros idiomas futuramente. Já o recurso que transforma resumos em áudio, com formato semelhante a podcasts, segue disponível amplamente.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/Mohammadhridoy_11)

Compartilhe:

Outras publicações