Nova norma define regras para recarga de carros elétricos em condomínios
Carros elétricos – Após um ano e três meses de discussões, está prestes a ser anunciada a norma que estabelece critérios para a recarga de veículos elétricos em garagens de condomínios residenciais e comerciais. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), houve consenso entre o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado de São Paulo sobre as exigências de segurança.
A nova regulamentação determina a instalação de chuveiros automáticos, conhecidos como sprinklers, em prédios novos, além de sistemas de exaustão e sensores de calor ou fumaça. Para edificações antigas, será elaborado um conjunto de regras adaptado às diferentes estruturas.
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A discussão sobre segurança ganhou força após reportagem da Folha expor os riscos decorrentes da ausência de normas específicas para pontos de recarga em garagens, principalmente em subsolos. O Corpo de Bombeiros poderá impedir a instalação de carregadores em locais que não atendam aos requisitos mínimos. Ainda assim, as exigências apresentadas no início de 2024 foram revistas.
Na ocasião, já se falava em ventiladores para renovação de ar, sensores de calor e sprinklers nos estacionamentos fechados com plugues para carros elétricos. No entanto, propostas como manter um espaço livre de cinco metros entre vagas ou a construção de paredes corta-fogo desagradaram fabricantes e o setor da construção civil — e não serão implementadas, de acordo com a ABVE.
Para encontrar soluções viáveis, a associação propôs um trabalho conjunto com os bombeiros, que envolveu simulações e treinamentos realizados no Brasil, Estados Unidos, China e Alemanha. O maior desafio identificado foi o combate a incêndios causados por baterias de íon-lítio, que produzem chamas intensas e de difícil controle. Os métodos de contenção foram debatidos e devem constar nas novas normas.
Simulações realizadas no Brasil indicaram que veículos elétricos modernos oferecem riscos menores. A montadora chinesa BYD, por exemplo, promoveu testes demonstrando a resistência de sua bateria Blade ao fogo, mesmo quando perfurada.
Há cerca de um mês, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas) e o Corpo de Bombeiros inauguraram um laboratório com estrutura de garagem para testes práticos. Localizada na Escola Superior do Corpo de Bombeiros, em Franco da Rocha (Grande São Paulo), a instalação permite simular incêndios em carros e baterias, com apoio de uma câmera termográfica que registra até 550 °C e detectores de fumaça e monóxido de carbono.
Segundo o SindusCon-SP, foram investidos R$ 500 mil no laboratório, incluindo sistemas elétricos e hidráulicos. Os resultados dos testes foram entregues ao Governo do Estado de São Paulo, e a expectativa da ABVE é que as novas normas sejam publicadas ainda em julho.
Há também a possibilidade de a regulamentação ser expandida para outros estados. A questão está em debate na Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), mas ainda sem definição.
(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Reprodução/Reprodução/user6702303)
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