Destaque

Nova versão do Linux reforça compatibilidade e estabilidade

Linux – O lançamento do Linux 6.17 foi anunciado no último domingo (28) por Linus Torvalds, criador do sistema operacional gratuito. A nova edição não traz mudanças radicais, mas chega com uma série de aprimoramentos em compatibilidade e estabilidade que beneficiam diferentes plataformas, incluindo processadores AMD, Intel e até Macs com chip Apple Silicon.

Anunciado dois meses após o Linux 6.16, o kernel 6.17 reforça a ideia de continuidade no desenvolvimento. “Nenhuma grande surpresa na semana passada, então aqui estamos nós, com o kernel 6.17 lançado e pronto para uso. (…) Não é empolgante, o que é ótimo. Acho que o maior patch disponível são correções para travamento de alguns conflitos de Bluetooth que poderiam causar situações de ‘use after free’”, disse Torvalds.

LEIA: “Só eu que não sou promovido?”: saiba o que é a disforia de carreira

Além dessas correções, o líder do projeto apontou ajustes em drivers de GPU, rede e gerenciamento de memória, além de pequenas melhorias em outros componentes do sistema.

Destaques do Linux 6.17

Apesar de não revolucionar o sistema, a nova versão traz avanços importantes:

• AMD: suporte ao driver Hardware Feedback Interface (HFI), que otimiza a distribuição de tarefas entre núcleos Ryzen, e à função SmartMux, que melhora a alternância entre GPU integrada e dedicada.
• Intel: manutenção do suporte a múltiplos núcleos de CPU sempre ativo, avanços no driver de webcam IPU7 e suporte a notebooks com futuros chips Panther Lake (linha Core Ultra).
• Sistemas de arquivos: melhorias na alocação de blocos em partições EXT4 e suporte aprimorado ao Btrfs.
• Outros recursos: suporte inicial aos codecs HEVC (H.265) e VP9 no decodificador Qualcomm Iris, compatibilidade melhorada em Macs com chip M1 e M2 e novos recursos para a Touch Bar de MacBooks Pro com processador Intel.

Como atualizar para o Linux 6.17

O kernel já está disponível para download no site oficial do Linux, mas a instalação requer conhecimentos avançados para compilação e atualização manual. Para a maioria dos usuários, a recomendação é aguardar a liberação oficial pelos desenvolvedores das distribuições, que costumam adotar a versão mais adequada e estável para seus sistemas.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Julia Stoever

Publicado por
Julia Stoever
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Conheça as 5 principais ameaças digitais no Brasil em 2025

Ranking aponta que falhas de comportamento e higiene digital continuam sendo exploradas por criminosos, elevando…

13 horas atrás
  • Destaque

China cria máquina que gera 1.900 vezes a gravidade da Terra para simular desastres

Nova centrífuga permite reproduzir em laboratório fenômenos como terremotos e rompimentos de barragens

14 horas atrás
  • Destaque

Prescrições começam a ser renovadas por IA sem participação de médicos nos EUA

Projeto experimental em Utah permite que sistema de IA renove prescrições de medicamentos de uso…

14 horas atrás