Paraná – O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou crescimento de 3,8% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No mesmo intervalo, a economia brasileira apresentou expansão de 2,5%.
De janeiro e junho, a agropecuária paranaense avançou 13,56%, impulsionada pelo bom desempenho das colheitas de soja e milho. A indústria também teve alta de 3,43%, enquanto os serviços cresceram 2,46%. O resultado confirma dados do Banco Central, que apontaram o Paraná como o estado com maior avanço econômico no semestre.
LEIA: Anvisa suspende comercialização de café, whey e suplementos
Em valores, o PIB estadual atingiu R$ 403 bilhões no acumulado do primeiro semestre, equivalente a todo o resultado do ano de 2016. Com isso, o peso do Paraná no PIB nacional alcançou 6,51%, acima dos 6,45% registrados no mesmo período de 2024.
Para o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, o aumento da participação paranaense no PIB nacional decorre principalmente da cooperação entre o governo estadual e o setor produtivo.
Expansão agro
Segundo os levantamentos, o PIB do Paraná também subiu 2,5% no segundo trimestre de 2025 frente ao mesmo intervalo do ano anterior. A agropecuária foi novamente o destaque, com avanço de 14,41%, seguida por indústria (1,18%) e serviços (1,48%). A taxa de crescimento estadual foi superior à do PIB nacional, que avançou 2,2% entre abril e junho.
No acumulado de quatro trimestres, a economia paranaense cresceu 3,63%, puxada pela agropecuária (7,69%) e pela indústria (4,47%). Nesse período, o PIB estadual somou R$ 756,2 bilhões.
(Com informações de O Paraná)
(Foto: Reprodução/Freepik/Dmytro_Mykhailov)