Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

PF cumpre mandados contra suspeitos de gerar nudes falsos de parlamentares

PF cumpre mandados contra suspeitos de gerar nudes falsos de parlamentares

Alvos ainda são apontados por disseminar racismo e apologia ao nazismo em perfis online

PF – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação para apurar crimes de apologia ao nazismo, práticas racistas e a criação de imagens manipuladas que expõem indevidamente a intimidade sexual de parlamentares federais.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

LEIA: Saúde mental: Sindplay lança curso sobre novas regras da NR-01

A investigação teve início a partir de um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que identificou possíveis publicações irregulares feitas em redes sociais.

Segundo a corporação, o inquérito revelou que os suspeitos utilizavam ferramentas de inteligência artificial para gerar imagens classificadas como “deepnude” envolvendo parlamentares federais.

Ainda conforme a PF, nos perfis analisados foram localizados símbolos associados à ideia de “superioridade” racial, menções ao nazismo e diversas postagens de caráter racista.

A corporação informou que os investigados podem responder pelos crimes de preconceito de raça ou cor e pela exposição indevida da intimidade sexual de terceiros.

(Com informações de CNN)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Rafa Neddermeyer)

Compartilhe:

Outras publicações