Destaque

Pinterest anuncia corte de 15% no quadro de funcionários para investir em IA

Pinterest – O Pinterest anunciou nesta terça-feira (27) que vai reduzir em até 15% seu quadro de funcionários como parte de um plano para redirecionar recursos a funções e estratégias ligadas à inteligência artificial.

Em setembro do ano passado, a empresa contava com 5.205 empregados. Com o plano divulgado agora, o número de demissões pode chegar a cerca de 780 vagas. Além disso, a companhia informou que deve encerrar atividades em escritórios de menor porte.

LEIA: Astrônomos identificam planeta próximo à Terra que pode ser habitável

Segundo o Pinterest, os custos de reestruturação antes de impostos devem variar entre US$ 35 milhões e US$ 45 milhões. A expectativa é que o processo seja finalizado até o fim do terceiro trimestre.

Recentemente, o Pinterest apresentou o Pinterest Assistant, ferramenta de compras com sugestões personalizadas, além do pacote de anúncios Performance+, voltado à automação de campanhas publicitárias.

Apesar disso, as ações da empresa recuaram quase 10% depois que a apresentação sobre inteligência artificial não animou investidores, em um cenário de concorrência crescente no mercado de anúncios, disputado por plataformas como TikTok, Facebook e Instagram, da Meta.

“Sem uma redução clara de custos ou um caminho concreto para o crescimento da receita impulsionado por IA, esses cortes parecem mais defensivos do que estratégicos”, afirmou Jeremy Goldman, analista da Emarketer.

Durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, realizada no início deste mês, executivos do setor afirmaram que, embora algumas funções deixem de existir, novas oportunidades devem surgir. Dois deles disseram à Reuters que a inteligência artificial tem sido usada como justificativa por empresas que já planejavam demissões em larga escala.

“Muitas companhias precisam mostrar aos investidores que os gastos elevados com IA valem a pena e, ao mesmo tempo, sinalizar cortes em outras áreas para financiá-los”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da AJ Bell.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik/natanaelginting)

Caio Simidzu

Publicado por
Caio Simidzu
Tags: sindical

Veja Também

  • Destaque

Monitoramento digital de cavalos impulsiona novo mercado bilionário no Brasil

Uso de microchips e sensores em equinos amplia demanda por soluções de TI, conectividade rural…

2 horas atrás
  • Destaque

Empresas chinesas são autorizadas a importarem chips da Nvidia

Autoridades chinesas autorizaram a compra do chip H200 por gigantes de tecnologia, indicando mudança na…

2 horas atrás
  • Destaque

Bolha da IA pode estourar mais cedo do que se imagina, diz especialista

Analista argumenta que entusiasmo em torno da IA começa a se chocar com limites cada…

3 horas atrás