Pós-graduação em TI – A demanda por cursos de pós-graduação revela uma mudança significativa nas tendências educacionais no Brasil, revela um levantamento realizado pelo Instituto Semesp, que representa instituições particulares de ensino em todo o país.
Atualmente, os cursos mais populares na esfera de pós-graduação concentram-se em áreas como Gestão e Negócios, liderando o ranking, seguido por Educação e Saúde. Contudo, a tendência é que cursos de pós na área da Tecnologia da Informação, que atualmente ocupam o 5º lugar no ranking atual, sejam um dos mais procurados a partir de 2024.
O estudo revelou que um expressivo grupo, representando 26,3% dos entrevistados, manifestou intenção de se especializar na área de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este movimento aponta para a crescente valorização das habilidades em tecnologia no mercado de trabalho, refletindo a demanda por profissionais qualificados nesse campo.
LEIA: “Hackers do bem” desafiam IA em competição de cibersegurança
Em segundo lugar no interesse dos entrevistados, com 22,4%, está o segmento de Negócios, Administração e Direito. Essa escolha ressalta a constante relevância do conhecimento em gestão em um cenário empresarial dinâmico e competitivo.
A área de Saúde e Bem-Estar, apesar de ocupar o terceiro lugar nesse ranking, ainda atrai um considerável percentual de interessados, com 17% das respostas. Isso evidencia a contínua importância atribuída à saúde e ao bem-estar na sociedade contemporânea.
Pós-graduação em TI: quem pode fazer e por onde começar?
Normalmente, a pós-graduação em TI é destinada a profissionais que já possuem formação em cursos relacionados, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, entre outros. Se você deseja se especializar em TI, pesquise os diferentes tipos de cursos de pós como MBAs, mestrados e doutorados.
Avalie o currículo, reputação da instituição, corpo docente e modalidade (presencial ou online). Verifique os requisitos de admissão do curso desejado. Geralmente, é necessário apresentar diploma de graduação, histórico escolar e, em alguns casos, realizar uma prova de seleção ou entrevista.
Converse com profissionais da área, professores e alunos para obter insights sobre o curso e suas possibilidades. Participar de eventos, workshops ou grupos de estudo relacionados à TI também pode ser útil. Após selecionar o curso desejado, faça a matrícula e prepare-se para o início dos estudos. Esteja aberto a absorver novos conhecimentos, acompanhe as novidades da área e esteja disposto a se envolver ativamente no aprendizado.
A pós-graduação em TI é uma oportunidade para se aprofundar em temas específicos, se atualizar em relação às tendências tecnológicas e expandir suas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente em um cenário onde a demanda por profissionais qualificados em tecnologia continua crescendo.
Se você tem interesse por essa área, conte com o Educa Mais Brasil. O programa concede bolsas de estudo com até 85%, faça hoje mesmo a sua inscrição gratuita, sem burocracia ou comprovação de renda.
Por que fazer pós-graduação?
Fazer uma pós-graduação pode oferecer uma série de vantagens e benefícios, seja para o crescimento profissional, o desenvolvimento pessoal ou até mesmo para a sociedade em geral. Ela permite acompanhar as novas tendências, metodologias e tecnologias em constante evolução em diversas áreas do conhecimento.
Uma pós pode abrir portas para cargos mais altos, promoções e melhores oportunidades de emprego, especialmente em campos onde a especialização é valorizada. Em algumas áreas, a pós-graduação é um requisito para cargos específicos, como na pesquisa e em algumas carreiras mais técnicas.
Formação e qualificação em TI
Para quem está buscando se aprofundar nos conhecimentos de Tecnologia da Informação, uma opção é o Sindplay, streaming de formação e capacitação do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) para profissionais de TI. (Saiba mais aqui)
O Sindplay possui treinamentos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.
Associados e contribuintes do sindicato têm bolsa integral de acesso à plataforma, apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”. A ferramenta também oferece cursos pagos para não sócios do sindicato.
Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o streaming oferece material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático aos alunos. O Sindplay já possui quase 60 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado que ultrapassa os R$ 60 mil.
(Fonte: Educa+Brasil)
(Foto: Reprodução)
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…