Nesta sexta-feira (19), comemora-se o Dia do Profissional de TI. Responsável pelo desenvolvimento e organização de todos os setores da sociedade, o profissional de tecnologia da informação é peça fundamental para o avanço, a modernização e a industrialização do País.
De acordo com estudo recente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a participação do setor Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado atingiu 7,1%. Os números comprovam a fundamental e estratégica importância econômica da área em todos os campos da sociedade.
Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) traçou um perfil do mercado de trabalho no setor. De acordo com o levantamento, no Brasil, 66,8% dos trabalhadores em TI são homens e 33,2%, mulheres. De modo geral, os homens ganham mais. Eles têm a média salarial de R$ 5.419,29 e elas ganham em torno de R$ 3.977,15.
A pesquisa revela que 59% dos profissionais brasileiros possuem ensino superior completo. A região sudeste tem a maior média de trabalhadores com faculdade (63,3%), seguida pela região Centro-Oeste (54,9%), Sul (53,8%) e Nordeste (46,8%).
De acordo com o estudo, dos 352,68 mil trabalhadores da categoria com vínculo empregatício no Brasil em 2017, 155,07 mil estão no estado de São Paulo, o que equivale a 44% dos postos ocupados do País. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 31,5 mil empregados e 8,9% do total. Minas Gerais está em terceiro, com 30,2 mil trabalhadores, representando 8,6% dos vínculos.
A CSB e o Sindpd reiteram a importância da valorização dos trabalhadores, os verdadeiros alicerces da Tecnologia da Informação no Brasil, além da criação de políticas voltadas ao setor, com o objetivo de gerar mais empregos, fortalecer a economia e estimular o País a sempre aprimorar sua produção tecnológica.
“A Tecnologia tem papel fundamental na nossa economia, e grande parte desses feitos são fruto do empenho de milhares de profissionais de TI. Investir em capacitação profissional e inovação é essencial para que o Brasil melhore ainda mais o seu desempenho no setor. Praticamente tudo o que fazemos hoje envolve tecnologia, por isso um governo comprometido com o País precisa pensar que TI é indispensável para o nosso futuro”, afirmou o presidente das duas entidades, Antonio Neto.
“Nesta data importante, nosso compromisso é trabalhar para ampliar os direitos da categoria, pela igualdade entre homens e mulheres e para que as empresas valorizem ainda mais aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da nossa sociedade”, completou Neto.
Denúncia aponta que subsidiárias da Apple teriam usado minerais saqueados por grupos armados
Nova campanha do sindicato de TI paulista explica cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho através…
Medida altera a regra atual sobre o trabalho aos domingos e feriados, que desde 2021…